O mercado de câmeras analógicas está em alta. O segmento fotográfico vem registrando o aumento das vendas desses equipamentos para um público bastante variado e de diferentes faixas etárias. Em geral, as câmeras analógicas são mais utilizadas em eventos sociais e corporativos, casamentos, festas de aniversários e festivais.
Esse resgate retrô na área de imagem tem impactado diretamente os negócios da Fujifilm, líder mundial em imagem e informação. As câmeras Instax, que fazem foto instantânea, já são um fenômeno de vendas e aceitação tanto no mercado global quanto no brasileiro. “No último trimestre de 2022, as vendas das câmeras instantâneas Instax nas lojas Fujifilm do Brasil cresceram 44% em relação ao mesmo período de 2021. O aumento da procura se deve às caractísticas do equipamento, que está associado ao lifestyle, foto única, e permite a expressão artística dos usuários, a possibilidade lúdica por meio do processo criativo com efeitos, além do valor mais acessível”, explica Vinicius Graner, gerente comercial da Divisão de Imagens da Fujifilm.
Os modelos de câmera Instax têm conquistado um público diversificado, mas a maior parte dos consumidores é formada por adolescentes do sexo feminino, de 12 a 20 anos, e produtores de conteúdos para redes sociais.
Impressão na era digital
Quem ainda não tem câmera instantânea, mas faz fotos pelo celular e quer imprimi-las, pode contar com o Pic&Go, iniciativa pioneira da Fujifilm para revelação de fotos. Atualmente, são 66 quiosques de autoatendimento espalhados pelo Sudeste (34), Sul (26) e Nordeste (6).
Para revelar as fotos a partir do celular é muito fácil. Basta fazer o upload no site e depois digitar o código recebido no totem de um desses pontos de autoserviço.