Operando dentro das unidades do CIC, Cate oferece apoio ao trabalhador de segunda a sexta, das 08h às 17h.
Os novos postos de atendimento do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo começam a funcionar nos dias 19 de setembro, zona norte, e 3 de outubro, na zona sul, dentro do CIC – Centro Integrado de Cultura. A ampliação é fruto de parceria com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, que responde pelo equipamento. O funcionamento é em caráter provisório, a fim de avaliar a demanda da região, no entanto, todos os serviços de empregabilidade estarão disponíveis aos cidadãos.
“Essa parceria aproxima as esferas de governo municipal e estadual em prol de facilitar a vida do trabalhador. Cada vez mais perto do cidadão, o Cate é um canal para a conquista do emprego. Nesse novo espaço, com esse leque de serviços, os visitantes que passarem por esses CICs, além de acessarem serviços de cidadania, contarão com a equipe do Cate, podendo receber todo o apoio na jornada da empregabilidade”, comenta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.
Atualmente, os serviços do Cate contam com 36 unidades na Capital, algumas em espaços próprios, outras funcionando dentro do Descomplica SP. No Cate, além dos processos seletivos e vagas de empregos, são oferecidos também outros serviços como orientações para a elaboração de currículos, formas de utilizar a carteira digital de trabalho, resolver pendências do seguro-desemprego, entre outros. Já a Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, que também atua nas dependências do equipamento, auxilia aqueles que possuem seu próprio negócio ou desejam embarcar no ramo do empreendedorismo, com orientação técnica ou esclarecimento de dúvidas sobre a regularização de quaisquer pendências do MEI – Microempreendedor Individual.
Além disso, é possível conferir e realizar inscrições para os processos seletivos disponíveis, por meio do Portal Cate. Pela plataforma, também são disponibilizados serviços de capacitação para o mercado de trabalho, com mais de 300 cursos que fornecem certificados, orientação para empreendedores, e dicas e inspirações com histórias de sucesso de outros munícipes que conseguiram embarcar no mercado de trabalho.
Sobre o CIC:
O Centro de Integração da Cidadania é um programa do Governo do Estado de São Paulo, que tem como intuito a integração de diversos órgãos públicos e organizações não governamentais em um único espaço, tais como: Defensoria Pública, Polícia Civil, Fundação PROCON e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Programa tem como missão “promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça”, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.