A nova instituição de ensino oferece graduação, pós-graduação e cursos livres com foco no futebol, com início das aulas em fevereiro de 2025.
Nesta segunda-feira (18), o São Paulo Futebol Clube anunciou, junto ao Centro Universitário UniDomBosco, do Grupo SEB, e à Universidade do Futebol, a criação da SPFC University, uma faculdade com graduação, pós-graduação e cursos livres voltados para as áreas esportivas.
O São Paulo é o primeiro clube do Brasil a realizar esse projeto com todas as regulamentações exigidas pelo MEC (Ministério da Educação). “Em uma ação com o pioneirismo característico do nosso amado clube, vamos lançar a SPFC University. Fruto de uma parceria com o Centro Universitário UniDomBosco, do Grupo SEB, e com a Universidade do Futebol, o polo educacional poderá transmitir os ensinamentos da nossa instituição para as futuras gerações e o público em geral,” afirmou Julio Casares, presidente do São Paulo.
O projeto tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar no futebol. Será ministrado no modelo híbrido, com atividades presenciais no Estádio do Morumbi e no CFA de Cotia, local dos treinamentos das categorias de base do clube. As matrículas já estão abertas, e as aulas começam no dia 24 de fevereiro de 2025.
As graduações incluem Fisioterapia, Nutrição e Gestão Desportiva e de Lazer, enquanto as pós-graduações abordarão Comunicação Esportiva e Sports Business & Law. Além disso, diversos cursos livres sobre esporte estarão disponíveis. A longo prazo, o objetivo é incluir um curso de Medicina na faculdade.
O projeto prevê valores acessíveis para os cursos e visa proporcionar oportunidades para que atletas e ex-atletas possam obter formação acadêmica. É esperado que entre 500 e 600 pessoas sejam beneficiadas, além do público dos cursos livres.
“Os cursos têm como objetivo oferecer a atletas e ex-atletas a chance de buscar formação durante suas carreiras ou no pós-carreira, garantindo a oportunidade de uma formação superior,” afirmou Heloísa Rios, CEO da Universidade do Futebol.
Lucca Ranzani é estudante de Jornalismo e
fez a cobertura da Coletiva pelo Portal meia92