O projeto cultural Arte nos Muros deu início às suas atividades em São Bernado do Campo com duas oficinas pedagógicas na última quarta-feira, 27/03. A iniciativa, visa estimular a criatividade através da arte do grafite em muros de escolas públicas com o tema da biodiversidade é voltada para alunos do Fundamental II, entre 11 e 14 anos, além disso, será desenvolvida em Guaratinguetá, no interior de São Paulo.
Realizado pela Flamingo Comunicação com o patrocínio da BASF por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Arte nos Muros promove a arte do grafite como ferramenta de educação e transformação social.
Na primeira etapa do projeto, os professores da rede pública receberam orientações sobre biodiversidade e técnicas de grafite. A partir de agora, as escolas participantes, por meio de seus professores, disseminam o conhecimento sobre biodiversidade em sala de aula e estimulam seus alunos a criarem desenhos sobre o tema.
Após o desenvolvimento, as produções artísticas passam por uma votação online, onde os mais votados servirão de inspiração para grafitar os muros de cada instituição com a monitoria de um artista visual profissional da cidade. O projeto terá ainda uma exposição gratuita em cada cidade que reunirá as ilustrações vencedoras e obras grafitadas nos muros das escolas envolvidas.
“O Arte nos Muros chega às cidades de São Bernardo do Campo e Guaratinguetá para debater o tema da biodiversidade por meio do grafite, expressão artística que é sempre bem recebida pelos jovens estudantes”, afirma Allan de Amorim, coordenador do Arte nos Muros.