Show inédito terá apresentação de atração internacional em um palco flutuante, em forma de “vitória-régia”, para atrair a atenção do mundo para a conferência climática que ocorrerá no Brasil
Projeto inclui edital privado de 2 milhões de reais para financiar iniciativas em defesa da floresta e se conecta com a edição do The Town em 2025, que está confirmada para os dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro
Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2024: Em 2025, um espetáculo inédito vai colocar a Amazônia no centro da mídia nacional e internacional, celebrando a icônica floresta e chamando a atenção do mundo para a 30ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30), promovida pela Organização das Nações Unidas – que será realizada em Belém do Pará, em novembro de 2025. Juntos, The Town e o Rock in Rio vão realizar, com patrocínio principal da Vale, o evento Amazônia para Sempre, protagonizado por um grande artista internacional, a ser anunciado em breve. A apresentação acontecerá, em setembro de 2025, em um emblemático palco flutuante, em formato de vitória-régia, no Rio Guamá, com cenografia e iluminação criadas exclusivamente para promover um encontro mágico entre a música e a natureza. Esse momento épico será transmitido para todo o país com um conteúdo especial que vai mostrar o espetáculo, além da cultura e da música local. Além do show que será realizado no coração da floresta, a cidade de Belém receberá no mesmo dia um espetáculo aberto, gratuito e com artistas regionais e nacionais, que serão divulgados em breve junto com o local que será realizado.
“Temos o compromisso de usar nossos festivais como ferramentas de engajamento Por Um Mundo Melhor. Essas quatro palavras resumem nosso propósito, valores, missão e cultura. Não há cenário de mundo melhor sem uma Amazônia preservada, na qual as pessoas e a natureza sejam valorizadas. Amazônia para Sempre tem objetivo de dar visibilidade e contribuir para a proteção do clima e da biodiversidade do planeta. Vamos usar o poder de mobilização de Rock in Rio e The Town para atrair os olhares para esta causa tão importante”, afirmou Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza.
Dia Brasil no Rock in Rio marca contagem regressiva para The Town e anúncio do espetáculo Amazônia para Sempre
Enquanto esta data não chega, a convocação dos fãs para essa grande festa marcada para 2025 começa hoje, dia 21 de setembro, no momento em que o Rock in Rio celebra a Música brasileira, com o Dia Brasil. Diretamente do Palco Mundo um show de projeções (videomapping), luzes e imagens, exaltando a arte e elementos da floresta, ocupará toda a cenografia, às 21h. Neste momento, Rock in Rio e The Town, anunciam juntos para 100 mil pessoas e todo o público de casa, pelas transmissões, suas atuações no Amazônia para Sempre e iniciam uma contagem regressiva para este momento tão importante para o país e para o mundo. Neste mesmo momento, The Town confirma a edição de 2025 em São Paulo para as datas 6, 7 12, 13 e 14 de setembro, na Cidade da Música, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Amazônia para Sempre une o The Town e o Rock in Rio, com patrocínio principal da Vale e apoio da Rede Brasil do Pacto Global, do Governo do Estado do Pará e da Gerdau, e parceria exclusiva de conteúdo e mídia da Globo, para convocar todos para as urgências socioambientais e a importância de se manter a maior floresta tropical do mundo preservada. O objetivo segue a mesma linha da COP 30, de unir as pessoas em torno de uma agenda global única, em prol de um mundo melhor e mais sustentável. A iniciativa reforça a importância da atuação efetiva nos desafios das mudanças climáticas, do aquecimento global, dos eventos climáticos extremos, da transição energética e das ameaças à biodiversidade e à vida como um todo. Também está associada a um longo histórico de atuações na Amazônia por meio do pilar do Por Um Mundo Melhor, da Rock World – empresa que criou e realiza os festivais Rock in Rio e The Town – como por exemplo o Amazônia Live, que já plantou 4 milhões de árvores na região desde 2016. A partir de projetos como estes, que mobilizam pessoas para atuação direta em causas urgentes, o Rock in Rio e o The Town utilizarão seu poder mobilizador junto com a força da música para unir pessoas em torno das pautas amazônicas.
“O projeto ‘Amazônia Para Sempre’ é mais um passo importante para consolidar a liderança do Pará na agenda de proteção da floresta amazônica. Estamos ao lado do Brasil e do Governo do Pará na realização da COP 30, que vai colocar Belém e a Amazônia no centro das atenções globais. Será uma oportunidade incrível para que o mundo conheça ainda mais a diversidade dessa região. Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença por um mundo mais inclusivo, com a floresta amazônica preservada”, destaca Alexandre D’Ambrosio, vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale.
O Pacto Global da ONU, desde a sua criação, em 2000, pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, atua como iniciativa de apoio para que as empresas de fato avancem no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para ajudar a mitigar as crises e desigualdades do nosso tempo. A rede brasileira, que apoiadora do evento, através do Movimento Impacto Amazônia, produra mobilizar empresas e suas cadeias produtivas para abordar questões relacionadas à manutenção da floresta amazônica, bem como a promoção de práticas sustentáveis na região, por meio de ações individuais, setoriais e intersetoriais. Isso porque a conservação da Amazônia é uma das prioridades chave para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
“É uma oportunidade ímpar para o Pacto Global da ONU – Rede Brasil participar desse projeto, que se conecta por música com a sociedade para celebrar a cultura e a arte da Região Amazônica, mas também alertar sobre emergência climática, desigualdades sociais, entre outras pautas, e mobilizar diferentes atores, mas principalmente, às empresas para agirem de forma efetiva na aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Nesse sentido, essa iniciativa da Rock World, do Rock in Rio, é muito importante para dar visibilidade e atrair mais investimentos para essa agenda”, defende Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.
“Com o projeto Amazônia Para Sempre, estamos unindo forças com o The Town e o Rock in Rio para mostrar ao mundo o verdadeiro coração da Amazônia, dar luz ao nosso povo e às nossas culturas. Este é um momento extraordinário para promover um encontro de culturas globais, impulsionar o turismo, a economia local, a bioeconomia e a economia criativa, sempre com práticas sustentáveis. Queremos mostrar que é possível viver, produzir e preservar a Amazônia, reduzindo emissões e adotando uma gestão que respeite a floresta e as comunidades que nela vivem”, completou o governador do Pará, Helder Barbalho.
Amazônia Para Sempre lançará edital privado para financiar iniciativas locais
No âmbito de Amazônia para Sempre, The Town e Rock in Rio lançarão, com parceria da Vale, no dia 04 de outubro, um edital privado de 2 milhões de reais para financiar iniciativas locais que atuem com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo. Toda esta conversa visa a construção de um legado para as pessoas que vivem na região por meio de apoio aos projetos nas quais elas próprias são sujeitos e agentes de transformação. O objetivo é contribuir para a proteção do clima e da biodiversidade do planeta pelo cuidado com as pessoas que vivem na Amazônia. As inscrições para o edital vão até o dia 18 de outubro de 2024. Para mais informações e inscrições, acesse: https://rockinrio.com/pt-br/
Documentário abordará todos os bastidores da produção deste gigantesco projeto na Amazônia
Amazônia para Sempre prevê ainda a produção de um documentário sobre os bastidores e a preparação desse show icônico que vai conectar a música ao ativismo climático para chamar atenção do mundo para a urgência do tema.
The Town e Amazônia Para Sempre juntos Por Um Mundo Melhor
A contagem regressiva do The Town já começou. O evento, que entra em sua segunda edição em 2025, anuncia as datas para os dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro na Cidade da Música, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, levará a temática Amazônia para Sempre para dentro do festival. Assim como acontecerá no Dia Brasil do Rock in Rio, neste dia 21, ao longo doas cinco dias do The Town, uma intervenção artística com um videomaping com projeções de imagens e luzes ganhará o Palco Skyline.
Sustentabilidade no DNA dos festivais Rock in Rio e The Town
Quando o assunto é sustentabilidade, o engajamento coletivo é tão importante e potente quanto na manifestação musical. O Rock in Rio e o The Town desenvolvem ações sociais e iniciativas sustentáveis com impactos de curto, médio e longo prazos e, em quatro décadas, foram investidos R$118 milhões em diferentes projetos de educação, indústria da música e reflorestamento e, desde 2013, o festival tem a certificação ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Com visão sistêmica e relatórios periódicos de sustentabilidade, Rock in Rio e The Town desenvolvem ações sociais para além dos milhões de empregos gerados e dos bilhões em impacto econômico dos eventos.
Os festivais estão focados em ações de curto prazo voltadas para temas emergentes, como a fome. Em parceria com as ONGs Ação da Cidadania e Gerando Falcões, as doações geradas pelo movimento do Dia Brasil de Rock in Rio foram destinadas ao Rio Grande do Sul, ajudando as vítimas das chuvas na região. Isso inclui 1,5 milhão de pratos de comida, os direitos da música “Deixa o Coração Falar” e as contribuições dos fãs.
Rock in Rio e The Town são pioneiros em acessibilidade e inclusão para que todos possam viver os eventos com conforto e segurança. Estes são valores permanentes e transversais a todas as iniciativas promovidas pelos festivais e são aperfeiçoados a cada edição. Além de canais de comunicação e atendimentos exclusivos, a pessoa com deficiência (PCD) que for aos festivais encontra muitas iniciativas de plataformas e ferramentas assistivas e equipe de atendimento especializada em acessibilidade.
A médio prazo, o foco é no desenvolvimento social. Nesse caso, a parceria de Rock in Rio, desta vez com a ONG Gerando Falcões, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen, chega para fazer uma grande diferença na vida das pessoas. O projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), em 2023, de The Town, interromperam o ciclo de pobreza para famílias beneficiadas na Favela do Haiti, em São Paulo, e das áreas do Buraco e Sessenta, ambas do Morro da Providência, conhecida como a primeira favela do Brasil, situada na Gamboa, no Rio de Janeiro. O Favela 3D propõe soluções de desenvolvimento, geração de renda e urbanismo social, co-criadas em participação com a população local.
Reduzir e mitigar impactos ambientais são parte dos esforços de longo prazo. O The Town e o Rock in Rio visam engajar seus stakeholders com ações direcionadas aos parceiros, fornecedores, colaboradores e público. Conduzidos pelo propósito Por um Mundo Melhor, o compromisso é deixar um legado positivo e duradouro por onde passam. Essa missão foi reforçada por Rock in Rio com Amazônia Live, um grande projeto de apoio a restauração da maior floresta tropical do mundo que realizou – junto com Conservação Internacional (CI-Brasil) o plantio de quase 4 milhões de árvores nas margens do Rio Xingu.
Outra iniciativa que marca esse compromisso foi o Rock in Rio Escola Solar, um concurso que instalou 760 painéis de energia solar em 38 escolas públicas portuguesas. A iniciativa, realizada em 2016, foi reconhecida com o Energy Globe Awards, um prestigiado prêmio de sustentabilidade. Agora, diante dos desastres climáticos que assolam o mundo, as duas marcas reafirmam este compromisso com Amazônia Para Sempre, por meio do edital que vai contemplar iniciativas locais voltadas para a proteção da floresta e ao desenvolvimento sustentável.
Por um Mundo Melhor desde 1985
Os dados sobre emissão de carbono, energia e gestão de resíduos ilustram o caminho que Rock In Rio e The Town estão traçando por um mundo melhor. O Rock in Rio neutralizou 100% do carbono emitido em 18 de 22 de suas edições realizadas em 40 anos de história. Ao todo, 430 mil toneladas foram compensadas por meio de projetos de reflorestamento. Na última edição, a pegada de carbono do festival foi de cerca de 60 mil toneladas. O The Town já nasceu com consciência ambiental.
Em relação a energia, em 2024, o Rock in Rio utiliza 43 postes de painéis fotovoltaicos para iluminar parte da Cidade do Rock com energia renovável. As subestações respondem por 65% do total da energia consumida no evento.
Desde 2022, o festival passou a contratar a operação da Associação Nacional de Catadores (ANCAT) para fazer o serviço ambiental de separação dos resíduos. Além da renda da venda do material separado, eles recebem diárias pelo serviço, treinamentos e uniformes. Com a ação, 250 toneladas de resíduo foram para reciclagem, o que representa 75% do total. A expectativa que os festivais se tornem lixo zero em até seis anos.
Metas de sustentabilidade ambiciosas até 2030
Em 2022, o Rock in Rio assumiu metas de sustentabilidade ambiciosas até 2030 como o uso de 50% de alimentação saudável e sustentável, o envolvimento de 100% das suas partes interessadas (stakeholders) na sua política de sustentabilidade, a eliminação completa de resíduos em aterro sanitário e ter avaliação pública de 100% em relação a acessibilidade, inclusão e pluralidade.
Essas ações refletem o compromisso do Rock in Rio e The Town em fazer um mundo melhor, tanto por meio de práticas sustentáveis durante os eventos, como o uso de energia verde e copos, como em promoção, diálogos e mobilizações específicas.
Seis grandes momentos da história
O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma juventude que buscava por liberdade de expressão e usou a música como ferramenta para mostrar que pessoas de origens, raças e crenças diferentes poderiam viver em paz e harmonia. Nessas quatro décadas, o Rock in Rio já engajou mais 12 milhões de fãs, entre ações online e presencial, para agirem em torno da transformação por um mundo melhor. São momentos icônicos que fazem parte do imaginário brasileiro e mundial daqueles que buscam a construções de condições favoráveis para todos. Lembramos abaixo alguns desses momentos:
Selo 100R – Em 2006, o Rock in Rio foi o primeiro festival a receber a certificação 100R, selo internacional que atesta boas práticas em relação a resíduos e emissões de carbono zero de carbono e 100% de reciclagem. Atualmente, os eventos brasileiros também estão certificados.
Rock in Rio Escola Solar- Lançado em Portugal em 2008, o concurso incentivou estudantes a criarem projetos sustentáveis em suas comunidades e instalou 760 painéis fotovoltaicos nas 38 escolas públicas vencedoras. A renda da energia excedente gerou novos projetos. A iniciativa ganhou o Energy Globe Awards, reconhecido prêmio de proteção ambiental.
ISO 2001 – Eventos Sustentável – No ano de 2013, Rock in Rio conseguiu a sua 1ª certificação na norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Foi um marco histórico no percurso de sustentabilidade do festival, tornando-se um dos primeiros grandes eventos a nível mundial a conseguir este feito. A partir dessa conquista, o feito começou a ser implementado em todos os eventos de RIR e The Town.
Prêmio Atitude Sustentável – Criado em 2013 com objetivo de inspirar mudanças e promover ações sustentáveis, a Rock World reconhece e premia o esforço de parceiros que promovem boas práticas ambientais, sociais e econômicas durante Rock In Rio e o The Town que o ajudam a cumprir as metas de sustentabilidade.
Amazônia Live – O Rock in Rio lançou o projeto socioambiental Amazônia Live, parceria com o Conservação Internacional (CI-Brasil), em 2016. No âmbito das ações de reflorestamento, foram realizados um show em Manaus, campanhas de engajamento em Portugal e nas redes, ações para disseminação de arte e cultura indígena no Rio de Janeiro e o plantio de quase 4 milhões de árvores nas margens do Rio Xingu.
Dia Brasil – Em um momento inédito em sua trajetória, em 2024, o Rock in Rio reuniu mais de 50 cantores brasileiros das diversas gerações, regiões e expressões artísticas para a gravação da música e clipe “Deixa o Coração Falar” e mais de 70 artistas num dia especial no festival para conduzir uma ampla convocação pública em prol de um mundo melhor. O Dia Brasil vai atuar no enfrentamento de duas das maiores causas urgentes no país hoje: o combate à fome e a superação da pobreza.
Evento conta com patrocínio principal da Vale
A Vale atua na região amazônica há quase 40 anos, com o compromisso de manter a floresta em pé e refletir sobre as diversas formas de viver, conviver e criar na região. A empresa ajuda a preservar cerca de 1 milhão de hectares de florestas no mundo, sendo 800 mil só na Amazônia – uma área seis vezes maior que a cidade do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Pelo quarto ano consecutivo, a empresa, através do Instituto Cultural Vale, é a maior apoiadora da Cultura no Brasil, com destaque para o Pará e os outros estados onde atua.