Com vários festivais rolando na cidade, Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, se coloca como importante polo cultural no cenário musical. A primeira edição do Arô Festival chega com um line-up feminino, muita música brasileira e dois palcos: Arô e Supernova.
O evento acontece no sábado, 17 de agosto, das 15:00 às 02:00, no Santa Uzina, e traz nomes como Sambaiana, banda vinda diretamente de Salvador para fazer vibrar o samba no Festival, com um feat com a cantora Paula Lima; Helena Serena, cantora e compositora que participou do The Voice, em 2021; Clara Lima, representante do hip hop e vencedora de várias batalhas nos duelos de MC´s; a mineira Cynthia Luz, que traz o rap e o hip hop e que conta com mais de 2.8 milhões de ouvintes no Spotify e 193 milhões de plays no Youtube; Filipe Catto, cantando Gal Costa; a cantora e compositora Céu, uma das artistas brasileiras indicadas ao Grammy americano e que apresentará seu mais novo álbum intitulado “Novela”, lançado em abril, além dos seus grandes sucessos; e a cantora, compositora e intérprete trans-binária Avinny, nascida em Ribeirão Preto e que vai abrir o Festival.
No palco Supernova, as djs Lys Ventura, Gab Hebling, Tati Laser, Lia Macedo, Anazú e Shonda.
Segundo a embaixadora do Arô Festival, a DJ Gab Hebling, as razões para a primeira edição trazer um line-up 100% feminino é para celebrar a criatividade, o profissionalismo, a inovação e o talento das mulheres que estão enriquecendo o cenário dos festivais com uma ampla gama de estilos musicais, performances e experiências imersivas. “Apenas 10% das atrações principais em grandes festivais nacionais é de mulheres e elas raramente são contempladas como headlines ou atrações principais. Sabemos que a música é uma importante ferramenta de mudança e esperamos fomentar com esta proposta uma transformação positiva e de inovação da música feminina brasileira. Esperamos que este festival sirva de inspiração para celebrar a força da música feminina, trazendo mais peso à rota dos festivais no interior. A escolha dos nomes para compor o line-up do Arô foi feita pela equipe feminina do Mapa dos Festivais, a maior plataforma de conteúdo sobre festivais de música no Brasil. O nome Arô remete à árvore aroeira, nativa da América do Sul e que compõe a paisagem do interior”.
O evento de música também terá ações de sustentabilidade. Entre as parcerias, a Aperol Spritz e o Gin Pantera (patrocinadores oficiais do Arô), a MACBOOT que vai doar 1.000 mudas durante o Festival, o Hotel Matiz Vilaboim que oferece 10% na hospedagem, a Eccaplan que vai realizar soluções de sustentabilidade, compostagem e reciclagem de bitucas de cigarro, a parceria com o Instituto Estre que fornecerá os ecocopos, além de uma pista de skate com aula guiada por monitores.
A Central Única das Favelas (CUFA), que existe há 20 anos, é outra importante parceira do evento, organização não governamental brasileira que visa a justiça social e a diminuição da pobreza no trabalho com os moradores de favelas e com jovens voluntários. A parceria com a CUFA permitirá o redirecionamento dos alimentos arrecadados através da entrada solidária, a coleta de óleo para oficinas de sabão com moradores da favela e a coleta de vidro para confecção de tijolos.
No Festival Arô, a praticidade é total. O consumo no evento será feito pelo cartão cashless e food trucks. O consumo de bebidas será feito exclusivamente pelo cartão cashless ZIG FUN, um meio de pagamento pré-pago que funciona como um cartão de débito comum. Será necessário retirar e carregar o cartão em um dos caixas posicionais instalados no evento. Já o consumo e pagamento da alimentação serão feitos diretamente nos food trucks.
Estão disponíveis pela plataforma Sympla três tipos de ingressos para entrada no evento: ingresso inteiro (sem desconto), ingresso solidário (com a doação de 1kg de alimento não perecível) e ingresso meia entrada (mediante documento comprobatório). É proibida a entrada de menores de 18 anos.
Você pode ir entrando no clima do Festival escutando a playlist disponível no Spotify com a contribuição das djs do Palco Supernova.
Fotos: Fotos: Instagram/@arofestival
Onde comprar:
Os ingressos variam de R$ 85,00 a R$ 170,00.
https://www.sympla.com.br/evento/aro-festival
Local do evento:
Espaço Santa Uzina
Rodovia Mario Donegá, Km 2
Ribeirão Preto – SP
Patrizia Corsetto é jornalista, radialista e psicanalista e
assina a coluna de cultura semanalmente