Em parceria com a Aberje, garotos têm a oportunidade de abordar temas que visam formação além das quatro linhas através de palestras com profissionais
São Paulo, agosto de 2024 – O Referência F.C, em parceria com a Aberje, apoiadora institucional do clube, está realizando o Programa Educacional de formação para atletas de base e seus familiares, com palestras que abordam temas essenciais para a formação integral de jogadores, um dos grandes objetivos do clube desde sua fundação, em 2018.
Entre os temas abordados, os atletas já assistiram palestras sobre Bullying, Assédio e Racismo, conduzidas por Roberta Castro, jornalista e ex-jogadora de futebol, Mário Andrade, jornalista e Diretor de Comunicação, e Sheilly Caleffi, diretora artística e co-Founder do podcast Baseado em Fatos Surreais. Outros temas previstos para os eventos futuros miram sobre educação financeira, gestão de imagens, entre outros.
“Para nós, não basta formar atletas apenas dentro de campo, eles precisam ser formados integralmente, queremos jogadores inteligentes dentro e fora de campo e isso necessita de muito trabalho, muita dedicação”, comenta Walter Júnior, presidente do Referência.
As palestras, que ocorrem também de forma integrativa, tratam de assuntos importantes para o desenvolvimento desses jovens. “É importante ensinar para eles sobre como o mundo fora do campo, ou seja, na internet, nas relações pessoais e até mesmo familiares, pode e vai influenciar no futuro de cada um”, complementa.
Para Hamilton do Santos, diretor-executivo da Aberje, é importante capacitar jovens atletas não apenas para obterem sucesso em suas carreiras esportivas, mas também para triunfar em suas vidas fora das competições, caso a jornada esportiva não os leve à profissionalização. “Faz parte da nossa parceria com o Referência contribuir com esse ciclo de palestras, que continuará, abordando muitos outros temas que julgamos importantes”, explica ele.
O início desse ciclo é reflexo do trabalho que a Aberje faz de fortalecer o papel da comunicação tanto em empresas quanto em instituições.
SAF
No ano passado, o Referência se tornou Sociedade Anônima de Futebol (SAF). A certificação representa mais um passo da estratégia do clube empresa em se consolidar como uma das principais referências globais do futebol de base, atuando de modo inovador na captação, desenvolvimento e profissionalização do jogador de futebol.
Com isso, o clube quer oferecer à indústria da bola um atleta mais competitivo, mais cidadão e mais preparado para a vida em geral. Assim, além do foco convencional nos aspectos físicos, técnicos e táticos da modalidade, a SAF veio também no intuito de investir nesta formação integral do jogador, buscando o seu aperfeiçoamento nas áreas sociais, emocionais e culturais. “É um passo de formiguinha, a gente sabe, mas tanto o Referência, quanto a Aberje estão empenhados nisso”, pontua.
Sobre o Referência FC – Fundado em 2018 por Walter Júnior, é um clube localizado na cidade de Embu das Artes, que busca formar equipes competitivas de diferentes idades e jogadores de futebol inteligentes, dentro e fora de campo. É o primeiro “time-base” a ganhar a Copa Ouro da Associação do Futebol Paulista (AFP) em 2021. Em apenas quatro anos, mais de 700 jogadores passaram pelo Referência F.C, sendo que 50 foram negociados com clubes da Série A. É filiado à Federação Paulista de Futebol desde 2021, e em 2023 se prepara para ter selo de time formador.
Sobre a Aberje – A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Global Alliance for PR and Communication Management e Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.