Meia 92

Projeto de capacitação feminina da Piraporiando recebe selo de Direitos Humanos em São Paulo

Turma---Criancas-e-Janine

Um projeto voltado ao fortalecimento de lideranças femininas na periferia de São Paulo foi reconhecido com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, concedido pela Prefeitura de São Paulo. O Perifa Mulheres, idealizado pela Piraporiando, Instituto com foco em Educação Antirracista e promove a Equidade Racial, em parceria com o Coletivo Guardiãs, tem mobilizado mulheres no Jardim Lapena, Zona Leste da capital.

A iniciativa tem como foco capacitar mulheres para liderar suas comunidades, conectando formação em mobilização social, comunicação estratégica e liderança aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O primeiro ciclo do projeto, realizado entre março e junho deste ano, envolveu 30 mulheres em atividades que estimularam a criação de soluções inovadoras e estratégias voltadas à inclusão produtiva e ao bem-estar coletivo.

Além de formar lideranças, o Perifa Mulheres promoveu diálogos sobre letramento racial e empreendedorismo social, com resultados que já começam a reverberar no território. Em um dos encontros, por exemplo, foi discutida a criação de uma cooperativa financeira, enquanto projetos antigos, como iniciativas de construção civil lideradas por mulheres, voltaram a ganhar fôlego.

Conseguimos criar um espaço de troca e acolhimento onde as participantes se sentiram seguras para compartilhar ideias e construir soluções coletivas. Essa conquista vai além do reconhecimento oficial; é um reflexo da potência dessas mulheres”, afirma Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando.

A presença de Janine Rodrigues também foi um marco no projeto. Em junho, durante a celebração dos 15 anos do Ponto de Leitura do Jardim Lapena, a Presidente da Piraporiando, participou de uma roda de conversa com moradores do território, compartilhando sua experiência como escritora,  incentivando a escrita como ferramenta de transformação social.

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade, criado para reconhecer iniciativas que promovem igualdade e inclusão, destaca o impacto do projeto em um território marcado por desafios sociais. A conquista, no entanto, não encerra os esforços da equipe, que já planeja os próximos passos.

Esse primeiro ciclo do Projeto Perifa Mulheres trouxe avanços importantes. As guardiãs participaram ativamente, as atividades foram muito dinâmicas, e conseguimos criar um espaço de aprendizado e troca de experiências. O projeto mostrou que tem um grande potencial para fortalecer ainda mais essas mulheres como líderes e ampliar o impacto delas dentro e fora do território”, diz Janine.

A cerimônia de entrega do Selo de Direitos Humanos e Diversidade acontecerá no dia 10 de dezembro, em São Paulo.

Conteúdo Relacionado

Rolar para cima