Empreendedores manuais do Mãos e Mentes irão apresentar e comercializar produtos manuais durante o evento
A Prefeitura de São Paulo vai levar artesãos para o 18° Salão do Artesanato, que acontecerá entre os dias 28 de agosto a 01 de setembro no Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, zona sul da cidade. No total, 25 empreendedores manuais poderão expor e comercializar peças feitas à mão durante o evento ao lado de artesãos de todo o Brasil.
A ação é do Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que atua no desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da Capital, promovendo cursos de empreendedorismo e oportunidades comerciais aos artesãos e manualistas paulistanos.
“Apoiar o artesanato é essencial para preservar a cultura e a identidade de uma comunidade. O 18° Salão do Artesanato é um exemplo de como eventos desse porte não apenas promovem o desenvolvimento econômico, mas também celebram a diversidade e a riqueza cultural do nosso país. Ao dar visibilidade aos artesãos estamos valorizando o trabalho feito à mão, que carrega em si histórias, tradições e a expressão criativa de cada artista”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.
O Salão do Artesanato chega à 18° edição como um evento de negócios e de forte cunho cultural, que contará com a presença de artesãos, artistas populares, professores do setor, chefs de cozinha, produtores da agroindústria e dirigentes de instituições e técnicos do setor artesanal brasileiro.
Com uma vasta programação que inclui música, oficinas e gastronomia, a feira ainda vai celebrar a diversidade cultural brasileira.
Durante o evento, os empreendedores manuais vão expor e comercializar produtos de fabricação própria em um estande exclusivo do Mãos e Mentes Paulistanas.
As peças foram selecionadas por meio de uma curadoria, em que foram considerados critérios, como técnica, segmento, acabamento, regionalidade, matéria-prima, criatividade e design.
Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, conta com um programa de apoio ao setor de artesanato e manualidades da Capital, o Mãos e Mentes Paulistanas.
Lançada em 2019, a iniciativa tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais da cidade. O programa promove diversas atividades que buscam desenvolver o setor de artesanato e manualidades, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e a geração de renda dos trabalhadores manuais.
O Mãos e Mentes atua por três eixos principais, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor; a promoção de cursos de capacitação empreendedora; e o acesso ao mercado e participação em eventos.
Para utilizar os serviços e recursos oferecidos, é necessário estar credenciado no programa. Empreendedores manuais interessados em participar de outras ações do programa podem fazer o credenciamento pelo link.