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No Dia dos Professores, Instituto CADES apresenta dados da relação do esporte e saúde mental para adolescentes e crianças 

Equipe-Professores-CADES

Com projetos que levam aulas de futebol e esportes com raquetes em escolas públicas de São Paulo, instituto atua há quase dezessete anos na melhoria de bem-estar dos alunos 

Ao celebrar quase dezessete anos de atuações com atividades esportivas e dois com Rede de Proteção Social em escolas públicas e instituições em São Paulo, o Instituto CADES celebra o 15 de outubro, Dia dos Professores, com dados positivos que demonstram a importância do trabalho que é realizado nestes locais.

Ana Cristina Amaro Presidente do CADES divulgação

Com o ideal de democratizar o acesso ao esporte e promover os valores do esporte educacional CADES, desde a sua fundação, desenvolve diversos projetos em comunidades de alta vulnerabilidade social, envolvendo parceiros do setor público e privado. “Nossa missão é promover cidadania e inclusão social levando educação, qualidade de vida, fortalecimento da família e prevenção”, diz Ana Cristina Amaro, presidente.

Sendo assim, as atividades físicas fazem parte do DNA do projeto e os profissionais de Educação Física formam a maioria em seu quadro de colaboradores. Exemplo disto é o Antonio Lopes, professor que está no instituto há 15 anos. Seu trabalho consiste em coordenar projetos. “Eu planejo e vejo quais são as condições para que os professores consigam desempenhar um bom trabalho com as crianças. Com isso, faço todo acompanhamento para ver como eles estão aplicando as atividades, se o local e os materiais estão limpos e em boas condições”, diz.

Além das preocupações com o ambiente, ele também avalia a metodologia aos alunos. “Outra preocupação está nas questões transversais ao atuarmos nas atividades com gêneros, que é algo bem específico. Com isso, percebo muito o desenvolvimento no comportamento, as crianças estreitam laços de amizade com o esporte e também ficam mais habilidosas na parte motora e também na capacidade física de cada. E, por fim, a questão do comprometimento é algo que merece destaque como um excelente resultado das aulas que aplicamos”.

Segundo Adriana Cancian, que também é professora, “Atuar no CADES é contribuir para a mudança social através do esporte e as infinitas possibilidades de transformação. “Estou na instituição desde 2022 e acompanhar o desenvolvimento da equipe e dos atendimentos nos projetos é sensacional. Nos de gênero, conseguimos trazer temas relevantes para fortalecer e encorajar as meninas a serem mais ativas e protagonistas de suas vidas, é falar de empoderamento  no dia a dia através do esporte”, diz.

Já para Jackson Kauê, que foi aluno atendido pelo CADES e hoje atua como estagiário de Educação Física, “Trabalhamos muito com atividades lúdicas. No meu caso, são turmas do 2º ao 4º, então é preciso criarmos ações que contextualizem com essa faixa etária”. Segundo ele, esses exercícios ajudam no desenvolvimento cognitivo assim como no convívio social dos alunos. “Eles percebem que não dá para fazer algo sozinho, é preciso do outro. Com isso, ajudamos no ensinamento do trabalho em equipe. Também conseguimos identificar quando estão um pouco mais dispersos, e aí utilizamos apitos e vozes de comando para que voltem a se concentrar. No fim, o resultado é positivo e eles não só aceitam como apresentam progressos expressivos”, conclui.

Com todo este trabalho, o CADES celebra a data com números expressivos: 73.837 crianças, adolescentes e adultos impactados ou atendidos, além de 2.179 professores capacitados e mais de 10.400 materiais esportivos pedagógicos doados. “Parabenizo os professores pela data. Eles são a referência, o acolhimento e a escuta. São fundamentais em todo esse processo que fazemos e nas melhorias resultadas ao longo dos anos. Seguimos firmes, sempre em busca de transformar vidas de crianças e adolescentes por meio do fortalecimento de vínculos sociais e melhoria da qualidade de vida pelo esporte”, finaliza Ana Cristina.

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