Número foi alcançado na manhã deste sábado, dia 19 de outubro
O Museu da Língua Portuguesa alcançou a marca de 1 milhão de visitantes desde a sua reabertura, em 31 de julho de 2021. Tal número foi alcançado na manhã deste sábado, dia 19 de outubro.
Localizado na Estação da Luz, no centro histórico da capital paulista, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Quem visita o Museu da Língua Portuguesa tem a oportunidade de conhecer sua exposição principal, suas mostras temporárias e uma extensa programação cultural gratuita, que acontece também no Pátio B, no Saguão Central da Estação da Luz e na calçada.
“Esse número mostra como o Museu da Língua Portuguesa é querido pelo público paulista, brasileiro e internacional. Ele também nos diz que estamos no caminho certo ao promover a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil neste novo ciclo do Museu. Desde a sua reabertura, em 2021, o Museu tem apresentado exposições que falam sobre as línguas fundadoras do nosso português. Após as línguas de imigrantes e as línguas indígenas, o público pode ver atualmente uma mostra sobre as línguas africanas que fazem o Brasil”, diz Roberta Saraiva, diretora-técnica do Museu da Língua Portuguesa.
“Ter essa marca impressionante de visitantes no Museu da Língua Portuguesa mostra sua importância para a sociedade. Contar a história da nossa língua, transmitir conhecimento e proporcionar ao público tantas experiências marcantes é sempre o que o Governo de São Paulo busca para fortalecer e disseminar a nossa cultura”, afirma Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
A exposição principal convida o público para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção. O visitante encontra experiências audiovisuais e interativas como a linha do tempo Português do Brasil, que narra a história da língua portuguesa falada no Brasil desde o Império Romano; e a Praça da Língua, espécie de planetário da palavra, com projeções de textos em língua portuguesa no teto.
De julho de 2021 até o momento, o Museu apresentou cinco mostras temporárias: Língua Solta (julho de 2021 a outubro de 2021), Sonhei em português! (novembro de 2021 a junho de 2022), Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação (outubro de 2022 a abril de 2023), Essa nossa canção (julho de 2023 a março de 2024) e Línguas africanas que fazem o Brasil (maio de 2024 a janeiro de 2025).
Atualmente em cartaz, a exposição Línguas africanas que fazem o Brasil enaltece a presença de línguas africanas, como as do grupo bantu, no português falado no Brasil. A curadoria é do músico e filósofo Tiganá Santana.
O Museu da Língua Portuguesa também tem promovido uma série de atividades gratuitas em outros espaços. Saraus, feiras de troca de livros, exibições de filmes e apresentações artísticas integram a programação cultural da instituição, ocupando locais como o Saguão B, a calçada e o Saguão Central da Estação da Luz.
O Núcleo Educativo realiza visitas mediadas pela exposição principal e também pelo histórico prédio da Estação da Luz. Já a Articulação Social organiza atividades com grupos do território, como o Falas do Corpo, voltado para pessoas da terceira idade, e o Festival Cultura e Pop Rua. Por fim, o Centro de Referência do Museu, entre outras atividades, cria materiais de estudo baseados no acervo do Museu que podem ser utilizados por professores em salas de aula.
SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e domingos
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/