Entre as atividades estão debates sobre autoconhecimento e saúde mental, apresentações musicais e desfile de moda celebrando a cultura afro
No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data historicamente conhecida por ser um marco importante na luta contra o racismo e pela promoção da igualdade racial no país, será celebrada no sábado, 23, com uma programação gratuita das Fábricas de Cultura – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pelas Organizações Sociais Poiesis e Catavento Cultural e Educacional – localizadas em Diadema e São Bernardo do Campo.
Confira a programação em cada região:
Na Fábrica de Cultura Diadema a roda de conversa “Como lidar com as micro agressões raciais?“, conduzida pela psicóloga Ana Cláudia, propõe um espaço de acolhimento e reflexão para discutir os efeitos nocivos do racismo na saúde mental da população negra. Com base em pesquisas que apontam o impacto do “Dano por Estresse Traumático de Base Racial” (Carter, 2007) e as consequências físicas e psíquicas do estresse constante causado pelo racismo (Silva, 2005), a atividade proporcionará ferramentas para os participantes poderem reconhecer, enfrentar e mitigar os efeitos das micros agressões raciais.
Além da troca de experiências, os participantes serão convidados a praticar técnicas de relaxamento, promovendo o autoconhecimento emocional e incentivando formas mais serenas de lidar com essas situações no dia a dia.
Já na Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo, a partir das 13h, haverá um evento Especial Consciência Negra, com diversos artistas, atrações musicais e palestras. Entre elas estão palestras em parceria com o CAPS para falar sobre saúde mental e o incentivo à cultura, como a do palestrante Soul Afra (Psicólogo do CAPS e Artista de Rap); desfile de moda da Estilo Afro e apresentações musicais como Maloka Street (Grupo de Rap de SBC), Dj Cassiano (Dj da região de SBC) e Amoroso (Artista de MPB de SBC).
SERVIÇO:
Toda a programação é gratuita. Classificação: Livre
Os destaques, a seguir, não exigem inscrição. É só chegar e aproveitar!
Sábado, 23, em ambas as unidades.
Fábrica de Cultura Diadema
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Tel: (11) 4061-3180
Roda de conversa “Como Lidar com as Micro Agressões Raciais?”
Das 15h às 17h
Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo
Av. Armando Ítalo Setti, 80, Baeta Neves – São Bernardo do Campo | Tel: (11) 3246-4100
Especial Consciência Negra
A partir das 15h
A Fábrica de Cultura Iguape realizará, a partir das 15h, a segunda edição do Dia Nacional de Combate ao Racismo, com atividades que buscam fortalecer e difundir a desconstrução do racismo estrutural e histórico na sociedade. Entre as atividades estão; apresentação de Maculelê, dança folclórica de origem afro-brasileira com o Grupo ADCC Filhos De Cananéia; aprendizes da Trilha de Maracatu da Fábrica de Cultura de Iguape;; Roda de Jongo com Associação Grupo Cultural Tiduco; e a apresentação “Da Senzala à Casa Grande“, do Grupo Geração Capoeira.
á na Fábrica de Cultura de Santos haverá o show musical Aydan contando com a apresentação às 15h de Preta Jô e às 16h de Sol. O público também encontrará a exposição de artistas da região. Todo evento será realizado na Praça dos Andradas, em frente à Fábrica.
SERVIÇO:
Toda a programação é gratuita. Classificação: Livre
Os destaques, a seguir, não exigem inscrição. É só chegar e aproveitar!
Sábado, 23, em ambas as unidades.
Fábrica de Cultura Iguape
Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300
Dia Nacional de Combate ao Racismo
Das 15h às 20h
Agenda:
17h – Maculelê com Grupo ADCC Filhos de Cananéia
18h – Trilha De Maracatu da Fábrica de Cultura Iguape
19h – Roda de Jongo com Associação Grupo Cultural Tiduca
19h40 – “Da senzala à Casa Grande” com grupo Geração Capoeira
Fábrica de Cultura Santos
Pr. dos Andradas, s/n, Centro – Santos | Tel: (13) 3201-4900
Show musical Aydan
Horários: 15h – Preta Jô | 16h – Sol.
Exposição artistas negros da região
Todo evento será realizado na Praça dos Andradas, em frente a Fábrica.