Estamos cada vez mais longevos e a expectativa de vida cada vez maior. Até 2050, 1/3 da população da cidade de São Paulo será idosa.
Conversei com a jornalista Mariana Mello, que se dedica ao estudo da Gerontologia Social e lidera o projeto Maturidades e a Alma Content, agência de comunicação e design especializada em produção de conteúdo e design de marcas.
“O Maturidades é uma iniciativa de educação e conteúdo 100% independente voltado à cultura de longevidade. Acredito que a comunicação, por meio de narrativas plurais de maturidade, pode ter um impacto positivo para as pessoas na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa. A comunicação pode ser protagonista na construção de um novo olhar, mais condizente com o que é a realidade de ser longevo: estar não apenas em um lugar de perdas, mas sobretudo de muitas conquistas”.
O Maturidades é formado por jornalistas especializados em conteúdo de marca e comunicação corporativa, com mais de 20 anos de portfólio, e especializados em Gerontologia Social — o estudo do envelhecimento pelo aspecto da cultura e da cidadania. “Nosso serviço de produção de conteúdo pode colaborar para que sua comunicação seja assertiva, contemporânea e livre de ageísmo em todas as ações e posicionamentos da marca ou empresa. Participamos também de trabalhos de comunicação com clientes que desejam abordar a intergeracionalidade nas organizações”.
A missão do Maturidades é colaborar para a construção de uma cultura de envelhecimento no Brasil, para todas as idades, considerando a comunicação como um agente fundamental nessa nova mentalidade. “As apresentações têm como objetivo levar ao público temas como a abordagem do envelhecimento na comunicação, expressões de ageísmo, intergeracionalidade, mercado da maturidade e cenário da longevidade no Brasil”, reforça Mariana.
Nas palestras ministradas pela Mariana Mello são abordados os seguintes temas: 1) Envelhecimento para não-velhos: quem vai cuidar de você? 2) Preconceito contra idade na mídia: o papel da comunicação e 3) Ageísmo na linguagem: termos e expressões para abandonar. “Levamos o debate do longeviver para todos os públicos, buscando desconstruir estereótipos, preconceitos, clichês e ativar o debate sobre o etarismo e sobre as maturidades possíveis”.
O Maturidades também produz newsletters que podem ser assinadas produzidas para interessados em saber mais sobre a temática. Toda semana, notícias, tendências e novas perspectivas sobre uma sociedade que vive cada vez mais.
Para saber mais:
@maturidades_br
Ouça também a entrevista com a Mariana Mello no Spotify do Projeto Entre Elas – episódio 113
Patrizia Corsetto é jornalista, radialista e psicanalista e
assina semanalmente a coluna de cultura