Diante de uma preocupação cada vez maior entre o âmbito escolar e a saúde mental das crianças e adolescentes, o Instituto CADES não só leva atividades esportivas para escolas públicas de São Paulo, como também ampliou seu escopo e hoje possui uma Rede de Proteção Social para ampliar o impacto social onde atua.
Atrelado a isso, há uma pesquisa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de 2022 que mostra que 70% dos alunos dos estudantes da rede estadual relataram sintomas de depressão e ansiedade, ou seja, dois em cada três jovens passam por esse problema.
Sendo assim, desde a implementação na comunidade de Paraisópolis (São Paulo – SP), há uma psicóloga responsável em identificar alunos que estejam em maior vulnerabilidade social, aproximando suas famílias para discussões e possibilitando encaminhamentos para a rede de referência, profissionais e órgãos assistenciais. “Trata-se de uma rede multisetorial entre o CADES, as Escolas, órgãos/serviços públicos e atores sociais do território”, explica Ana Cristina Amaro, presidente do Instituto CADES. “É uma aliança estratégica de cooperação entre pessoas, organizações e instituições com o objetivo de gerar impacto social”, complementa.
A Rede de Proteção Social do Instituto CADES
Formada por Escola, Psicóloga e 16 Instituições Parceiras, a Rede de Proteção do CADES integra atores sociais, serviços públicos e de garantia de direitos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida de famílias vulneráveis e para criação de políticas públicas eficazes.
Conforme conta Audevânia Lopes, o trabalho dela com os atendidos pelo CADES é tanto como psicóloga escolar quanto como psicóloga clínica. “Na escola faço um trabalho preventivo com rodas de conversas de acordo com as demandas dela. Atuo com a coordenação e professores para que todos estejam de acordo com o tema que for abordado”, explica.
Além disso, seu trabalho envolve acolhimento com o aluno e familiares e ainda faz intervenção se algum aluno tem alguma crise. “Um exemplo é crise de ansiedade ou até quando uma criança neurotípica apresenta um comportamento de dificuldade de interação e adaptação escolar. Neste caso também me comprometo a realizar a interação necessária entre os estudantes”.
Conforme explica Joaquim Calmon, coordenador da Rede de Proteção Social, “Ao integrar a psicologia no ambiente escolar, ajuda-se a reduzir o estigma associado aos problemas de saúde mental, encorajando os alunos a buscar ajuda quando necessário. Promover a saúde mental nas escolas é fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes, garantindo que eles tenham as ferramentas necessárias para enfrentar desafios e prosperar em suas vidas acadêmicas e pessoais”.
Outro exercício feito pela psicóloga é a triagem dos alunos juntamente com os professores, que sinalizam e fazem um breve relato do que está acontecendo. “Neste momento pego as fichas de cada um para avaliar se é algo pedagógico ou comportamental ou emocional. Se é pedagógico, eu retorno e converso com professores e coordenação. Se for comportamental ou emocional, faço um encaminhamento para a Clínica de Psicologia Santa Terezinha – uma das parceiras da Rede de Proteção – e lá ele será atendido por mim ou outro profissional”.
“Acreditamos que com a nossa Rede de Proteção Social cada vez mais ativa e atuante, na qual buscamos sempre estar cada vez mais próximos das comunidades, nosso objetivo de promover a melhoria na qualidade de vida e o fortalecimento de vínculos, integrando atores sociais, serviços públicos e de garantia de direitos, contribuindo para a criação de políticas públicas eficazes tem sido atingido cada vez mais”, conclui Ana Cristina.
Além da atuação psicológica, compõem o trabalho da Rede de Proteção Social do CADES: Rodas de conversas com discussão de temas relevantes para melhorias da convivências e do ambientes escolares, Atendimento oftalmológico com exames e doação de óculos e auxílio na Higiene bucal com palestra e vídeo-educativo sobre o tema, e entrega de kit com escova e pasta dental. Mais informações no site oficial https://www.institutocades.