Meia 92

Futebol Americano – Semana 13 – Jogos cheios de surpresas

Professional football quarterback preparing to throw pass on stadium field at night

Semana 13 – Jogos cheios de surpresas

Quinta – feira (30/11)

Conforme previsto por esta coluna, a semana começou bem, com Seattle visitando Dallas, num jogo muito equilibrado em que as equipes tiveram mais de 400 jardas cada e somente um turnover no jogo todo, os Cowboys não disperdiçaram as chances e venceram de virada por 41/35. O jogo esteve disputado até o intervalo com 21/20 para os Seahawks, e mantiveram a mínima vantagem até o início do último quarto com 28/27 no início do último quarto alargaram a vantagem para 35/27, no entanto Dallas voltou com um field goal 30/35 e virou com um touchdown com conversão de 2 pontos com 35/38 no placar Seattle perdeu a bola e Dallas sacramentou sua difícil vitória com mais um field goal 41/35.

Domingo (3/12)

Primeiro horário

 “Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé”. Essa icônica frase encontrada na versão brasileira do seriado Chaves resume bem o sentimento de quem acompanhou esse espetáculo deprimente apresentado na Nova Inglaterra durante o último domingo. New England Patriots e Los Angeles Chargers entregaram, possivelmente, o pior jogo de toda a temporada. As equipes combinaram para 15 punts e, ofensivamente, erraram praticamente tudo. Menos ruim para Los Angeles, que saiu vitorioso (se isso for possível) com um gigante e esmagador 6/0 no placar.

Na Luisiana, o New Orleans Saints recebeu o Detroit Lions e começou tomando uma surra: 21/0 somente no primeiro quarto. No segundo período, o veterano Tight End Jimmy Graham recebeu um passe para touchdown e diminuiu a vantagem dos visitantes, que foram para os vestiários ganhando por 24/7. Após o intervalo, New Orleans voltou melhor, anotando 2 touchdowns seguidos. Mas Detroit conseguiu administrar a boa vantagem construída no início, vencendo o confronto por 33/28. Os Lions seguem firmes na ponta da NFC North (9-3). Já os Saints ainda brigam pelo título da fraca divisão da NFC South mesmo com uma campanha negativa (5-7).

O líder da NFC South, o Atlanta Falcons, recebeu o New York Jets na Geórgia e saiu vitorioso por 13/8. Longe de empolgar, o time da casa não pontuou no primeiro e nem no último quarto, mas se aproveitou da instabilidade na posição de quarterback de seu oponente. O time da Geórgia chegou à sua sexta vitória no ano. Para Nova York, basta esperar que o ano acabe logo, e que seu quarterback, Aaron Rodgers, volte saudável para a próxima temporada.

Surpresa e muita chuva na Pennsylvania. O Arizona Cardinals viajou para enfrentar o Pittsburgh Steelers e voltou com uma improvável vitória por 24/10 na bagagem. É verdade que o time possui um retrospecto bem ruim na temporada (3 vitórias), mas a equipe vem se recuperando desde a volta do quarterback Kyler Murray. Já Pittsburgh, que briga pelos playoffs, perdeu o seu quarterback titular, Kenny Pickett, com uma lesão no tornozelo. Pickett ficará fora o restante da temporada, pois passará por uma cirurgia.

Um atropelo na capital. Foi isso o que aconteceu no confronto entre Washington Commanders e Miami Dolphins no FedEx Field. Miami mostrou a razão de ter um dos ataques mais explosivos da liga. Era simplesmente impossível para os donos da casa pararem a combinação Tua Tagovailoa e Tyreek Hill, o último com 2 touchdowns e 157 jardas em recepção. Foi um verdadeiro massacre no primeiro tempo: 31/7, com direito também a um touchdown defensivo em uma interceptação retornada para a endzone. Mesmo com a maior parte do trabalho já feito, Miami voltou forte para a segunda etapa e logo anotou mais um touchdown. Após isso, o time administrou a partida e saiu vencedor do confronto por 45/15. Com o triunfo e a combinação de outros resultados, o Miami Dolphins agora lidera a conferência americana com 9 vitórias.

No Texas, Houston conseguiu uma importante vitória sobre o Denver Broncos e continua muito vivo na luta pela pós-temporada. O time da casa fez um excelente primeiro quarto, abrindo 10/0. Denver lutou, mas com pouco brilho de seu quarterback, Russell Wilson, que lançou 3 interceptações, não obteve sucesso em buscar uma virada. Final de jogo: 22/17 para o Houston Texas, que agora possui 7 vitórias no ano. Apesar do resultado, um grande problema surge para os texanos: o wide receiver Tank Dell fraturou a fíbula e deve ser desfalque por quatro semanas.

 

Em um dos melhores jogos da semana, Tennessee Titans e Indianapolis Colts mediram forças no Nissan Stadium, em Nashville. Após um primeiro tempo bem disputado, e com Tennessee indo para os vestiários vencendo por 17/13, a partida começou a ficar insana no terceiro quarto, mais precisamente na parte final. Com 17/16 para Tennessee, Indianapolis conseguiu bloquear um punt e retornar para touchdown. Mas, então, uma das jogadas mais raras aconteceu. Indianapolis tentou a conversão de 2 pontos, mas o quarterback Gardner Minshew foi interceptado por Amani Hooker, que atravessou o campo e levou a bola até a endzone, anotando os dois pontos para Tennessee: 22/19 para Indianapolis nesse momento. No último quarto, mais um bloqueio de punt para os Colts, mas dessa vez conseguiram apenas um field goal, aumentando assim sua vantagem para 25/19. Na sequência, o ataque de Tennessee, liderado por Will Levis, conseguiu uma boa campanha, resultando no touchdown de empate da partida. O jogo foi para a prorrogação. No tempo extra, a primeira posse ficou com os Titans, que poderiam ganhar o jogo com um touchdown, mas conseguiram apenas um field goal. Com a bola em mãos, Minshew não desperdiçou a oportunidade e conduziu os Colts para a virada na prorrogação. Final de jogo: 31/28 para o Indianapolis Colts, que chega à sua sétima vitória sonhando em ganhar a divisão.

Segundo horário

Em Los Angeles no So-Fi Stadium,  L.A. Rams receberam o Cleveland Browns, a vitória do time local foi se desenhando com o passar do jogo, LA abriu 10/7 no primeiro quarto e no segundo houve uma igualdade em 3 pontos para cada, 13/10. Cleveland abriu o terceiro quarto com uma campanha de mais de 7 minutos, mas esta só se transformou em 3 pontos, os Rams não deixaram barato e no drive seguinte pontuaram, mas um touchdown 20/13. Como a pressa é inimiga da perfeição, J. Flacco foi interceptado, gerando mais um touchdown para os Rams 28/13, após a conversão de 2 pontos. Depois mais 6 pontos para cada equipe e para fechar o placar um “safety” para os Rams 36/19. Agora LA tem uma campanha de (6-6) e CLE (7-5).

Na Florida, em Tampa,  receberam os Panthers, com muita chuva, o quarterback local B.Mayfield teve um dia difícil passando para 202 jardas e do outro lado o calouro B.Young, também teve um domingo para esquecer passando para menos de 200 jardas. Sendo assim amantes da bola oval, sobrou pouco para comentarmos desta partida. No intervalo tínhamos 7/3 para os donos da casa no terceiro quarto um touchdown para cada, com 14/10 Tampa ainda fez mai um touchdown, mas Carolina não desistiu e também anotou um touchdown com conversão de 2 pontos para os visitantes 21/18. Faltando 3:30 para o fim do jogo Carolina teve a posse de bol para empatr e até virar o jogo mas B.Young foi interceptado e coube aos “Buccs” matarem o relógio. Final na Flórida Tampa Bay 21/18 Carolina que amargou sua décima derrota em 11 jogos.

Em Philadelphia surpresa, não pela vitória dos Niners, mas pela maneira avassaladora que foi imposta aos donos da casa, invictos no Lincoln Financial Field, até então. O jogo começou com um belo drive de Philadélphia, que foi brecado na red zone, virando um field goal 3/0, San Francisco devolveu rapidamente a bola e J. Hurts conduziu novamente os Eagles a beira da pontuação máxima, mas novamente contentou-se com mais um field goal 6/0

Final do primeiro quarto como todos imaginavam com vantagem do time da casa, vem o segundo quarto e os “ventos mudam”. Com um touchdown no início e um outro no final os Niners viram com 14/6. No início do terceiro quato o time da California recebe a bola e em 4 minutos anota mais um touchdow 21/6, na volta os Eagles respondem diminuindo para 21/13, mas a noite era de San Francisco que mais uma vez anotou um touchdown 28/13 no final do terceiro quarto e mais um no início do último quarto 35/13, os Eagles ainda tentaram mas era tarde com mais um touchdown para cada lado final 42/19.

Foi um passeio, mas a franquia da Pensilvanya continua como líder da NFC  com 10-2

Sunday night footbal

Em Milwaukee, mais uma surpresa e desta vez proporcionada pelos donos da casa os Packers receberam os Chiefs e logo foram mostrando seu cartão de visitas com J.Love abrindo 7/0 os campeões não se intimidaram e foram ao ataque mas brecados na red zone fizeram só 3 pontos. Final do primeiro quarto 7/3 para Green Bay, no segundo o jogo teve o mesmo rumo a mesma história e o mesmo placar fechando o segundo quarto com 14/6 para os mandantes. O Chiefs voltaram para o terceiro quarto com mais vontade e logo que receberam a bola desta vez não titubearam e entraram na end zone diminuindo para 14/12 na conversão optaram por 2 pontos para empatar o jogo e não foram felizes. No drive seguinte J. Love levou os Packers a mais um touchdown 21/12 e assim fomos para o último período. Logo no início do último quarto Mahomes faz um lindo lançamento para touchdown Chiefs, mas com um chute de quase 40 jardas Green Bay aumenta para 24/19, só restava a tentativa de um toichdown para os campeões, mas Mahomes foi interceptado e os Packers ainda fizeram mais 3 pontos. Final 27/19 para Green Bay que entra de vez na disputa de uma vaga para os playoffs.

Monday Nigh Football

No jogo isolado da segunda-feira, mais uma surpresa, em casa os Jaguars que vinham embalados por mais uma vitória e de liderança na AFC Sul enfrentava os Bengals que chegava sem seu quarterback titular Joe Burrow, porém Jake Browning o atual titular de Cincinnati, queria mostrar seu valor. No primeiro quarto a equipe da casa fez 7/0 mas os Bengals empataram seguida, além de desperdiçarem um field goal.O jogo era de tirar o folego e mais 2 touchdowns, antes do intervalo 14/14. O segundo tempo começou como terminou o primeiro, sem espaço para as defesas, os ataques eram impiedosos, após um punt de Jacksonville, os Bengals passaram a frente pela primeira vez, 21/14, mas no drive seguinte Trevor Lawrence levou os Jaguars ao empate, ainda no terceiro quarto um erro bizarro do ataque de Cincinnati deixou a bola nas mãos dos Jaguars que não perdoaram 28/21. Começa o último quarto e os Bengals assinalam 28/28*. Depois de um field goal perdido pela equipe da casa os visitantes passam a frente novamente, 31/28, mas deixaram tempo para que os Jaguars num chute quase do meio de campo empatassem 31/31. Prorrogação, os Jaguars ganharam o sorteio e escolheram receber a bola, mas não foram eficientes no ataque e depois de gastarem metade do tempo devolveram a posse de bola para Cincinnati que mais uma vez contou com J.Browning que esteve perfeito e levou sua equipe a chutar um field goal de 30 jardas, fim de jogo e mais uma surpresa na rodada. Bengals 34/31 Jaguars. Com este resultado os Bengals sobrevivem em busca do playoff e os Jaguars deixaram escapar a liderança da AFC.

*Faltando 5minutos para o final do jogo num lance doloroso não só para quem assistia, mas também para quem estava envolvido. O quarterback T. Lawrence levou um pisão no tornozelo. Lawrence foi atingido por um companheiro e teve que sair amparado de campo. Foi diagnosticado uma torção no local e não se sabe ainda quantos jogos a estrela dos Jaguars ficará de fora

Folgaram na semana 13 – Baltimore Ravens, Chicago Bears, Las Vegas Raiders, Minesota Vikings, Buffalo Bills e New York Giants.

Na semana 14, que começa na quinta-feira (7/12), com os Patriots, visitando os Steelers, segue no domingo com bons confrontos como Jaguars visitando Browns ou Colts versus Bengals e ainda teremos Rams visitando Ravens. Mas no segundo horário teremos bons jogos como Seahawks visitando os Niners e os Bills precisando vencer os Chiefs a noite teremos os Eagles visitando os Cowboys na luta pela NFC Leste, na segunda, com rodada dupla, Miami, defendendo a liderança da AFC, recebe o combalido Tennessee, e Green Bay mirando os playoffs visitam os New York Giants. Semana agitada a conferir !!!

 

Mauro de Campos Mello Netto

é diretor da AZM Comunicações

e assina a coluna sobre Esportes Americanos

Colaborou nesta edição Bruno Guarnieri de Azevedo

especialista em esportes americanos

Conteúdo Relacionado

Rolar para cima