Meia 92

Futebol americano – NFL – semana 12

OIP (1)

quinta-feira (23/11)

Há quase 90 anos o Detroit Lions, time da capital do automóvel,  iniciou esta tradição de jogar no dia de Ação de Graças. Jogando em casa, foi surpreendido pelo Green Bay Packers, numa partida que foi praticamente decidida no primeiro quarto, com os visitantes anotando 20/6. Em todo jogo a defesa de Green Bay forçou 3 turnovers da equipe da casa. Os visitantes além de contar com uma boa atuação do seu quarterback J.Love, que lançou para 3 touchdowns, ainda teve um touchdown de defesa num fumble recuperado. Apesar da derrota de 29/22 Detroit ainda lidera a NFC Norte com 8-3.

No segundo jogo do dia, os Cowboys receberam os Commanders, e embora fosse um clássico de divisão, o time da capital não ofereceu muita resistência e a equipe texana passeou e em nenhum momento teve sua vitória ameaçada. Dallas com uma defesa segura e um ataque poderoso esteve sempre a frente indo para o intervalo com uma cômoda vantagem de 20/10. No terceiro quarto não tivemos pontuação, mas os Commanders não esperavam um último quart tão arrasador e sem tirar o ‘pé do acelerador’ chegou aos incríveis 25 pontos nos últimos 15minutos de jogo. Placar final 45/10. Com este resultado Dallas continua perseguindo os Eagles em busca do primeiro lugar na divisão (8-3).

No último jogo do dia, mesmo jogando fora de casa SanFrancisco não tomou conhecimento de Seattle, vencendo por 31/13. O jogo foi decidido na primeira etapa com os visitantes anotando 24/3. No terceiro quarto Seatlle fez um touchdown e um field goal diminuindo a vantagem dos ‘niners’ para 24/13, mas a reação dos Seahawks não chegou a ameaçar a vitória californiana que ainda colocou mais 7 pontos no placar. As 2 equipes que postulam vagas nos playoffs tem jogos dificílimos no próximo final de semana.

Sexta-feira (24/11)

Pela primeira vez numa black friday, tivemos um jogo de NFL, em Nova York, os Jets receberam os Dolphins com a obrigação de vencer para continuarem vivos em busca de uma vaga no playoff. entretanto Miami não concordava muito com esta ideia. Apesar de 2 interceptações ainda no primeiro tempo. Miami manteve a calma e virou o jogo com um tranquilo 17/6. Na segunda etapa o ataque anfitrião fez um touchdown no final do jogo e os Dolphins marcaram mais 17 pontos fazendo um 34/13, aumentando a vantagem na AFC Leste com 8-3.

O ponto negativo foram as lesões na secundária de Miami, principalmente, com Jaelan Philipps, que rompeu o tendão de Aquiles e lamentavelmente está fora desta temporada.

Domingo (26/11)

Primeiro horário

Atlanta assume a liderança da NFC Sul, jogando na mais fraca e equilibrada divisão o Atlanta Falcons venceu o New Orleans Saints e com apenas 5 vitórias assumiu a liderança da divisão e vai garantindo uma vaga nos playoffs. No Mercedes-Benz Stadium os Saints chegaram perto mas não converteram um touchdown sequer e seu kicker acertou 5 field goals e ainda perdeu 1, os Falcons foram mais eficientes e fizeram 3 touchdowns sendo um proveniente de uma jogada defensiva, ainda acertaram um field goal no final do jogo para sacramentar a vitória 24/15 para o time da casa.

Em Cincinnati,Ohio, pela disputadíssima AFC Norte o Pittsburgh Steelers visitou o Cincinnati Bengals, o time da casa, jogou sem seu quarterback titular Joe Burrow (fora desta temporada) e isso foi fator preponderante para a derrota dos locais. Apesar do maior volume de jogo os visitantes não conseguiram se impor no placar, ao menos no primeiro tempo. Os Bengals com ajuda de sua torcida conseguiram ir para o vestiário com um enganoso 7/3 . Na metade do terceiro quarto veio a virada com um touchdown com uma corrida curta do corredor de Pittsburgh, que viria a fazer mais 2 field goals (6 pontos) no início do último quarto, levando o jogo para 16/7. O time local ainda descontou no final do duelo, dando números finais ao encontro 16/10 para Pittsburgh que ainda luta por uma vaga nos playoffs.

Grande jogo no NRG Stadium, Houston a sensação do momento, recebeu o não menos surpreendente Jacksonville Jaguars pela disputa da liderança da AFC Sul, num jogo muito agradável de se ver a equipe da Florida abriu 3/0 no primeiro quarto fazendo rapidamente 10/0 no inicio do segundo quarto e ainda com um field goal levou o jogo com 13/7 para o vestiário, com Houston perdendo um field goal de 44 jardas. A bola seria dos Jaguars no inicio do segundo tempo mas uma interceptação do ataque de Jacksonville permitiu um touchdown da equipe texana. Daí para frente a partida tornou-se eletrizante com pontuações e erros sucessivos, no retorno Jacksonville anoutou um touchdown com conversão de 2 pontos fazendo 21/14.No início do último quarto mais um field goal da equipe da Florida e depois um touchdown da equipe da casa com 24/21 para os visitantes Houston ainda teve a posse de bola mas num erro de um field goal para o empate deixou o placar inalterado. Jaguars 24/21 e lideres da AFC Sul com 8-3.

Em Indianapolis, no Lucas Oil Stadium, num jogo que tinha tudo para ser uma vitória tranquila dos donos da casa, até que tivemos um pouco de emoção. Com os visitantes. o Tampa Bay Buccaneers, abrindo 3/0, mas os Colts viraram ainda no primeiro quarto para 10/3, no segundo um touchdown para cada e no terceiro quarto apenas um field goal para os locais. Com 20/10 Indianapolis deixou o tempo passar e com mais um touchdown para cada lado e mais um field goal para os Buccs,  fechamos com 27/20 para os Colts. A defesa contribuiu demais para a vitória com 6 sacks* 1 interceptação e 1 fumble forçado.

Na ‘big apple’, os Giants receberam os Patriots, um jogo que já foi grande, mas hoje como dizem, é um desafio escrever sobre este clássico. Voltando ao MetLife Stadium, tivemos o encontro de ex-campeões. O jogo se arrastou e após um festival de punts e 3 turnovers 1 dos Giants e 2 dos Patriots finalmente um touchdown dos Giants que foi para o intervalo com 7/0. Os Patriots retornaram com o quarterback reserva B. Zappe . Logo no primeiro drive o empate 7/7. Mais alguns punts e mais uma interceptação dos Patriots, que redundou em um field goal dos Giants 10/7. Os Patriots ainda chegaram na linha de 17 jardas, num field goal considerado fácil, mas seu kicker C.Ryland errrrrou.

Final de uma partida mal jogada NY Giants 10/7 New England Patriots.

Encerrando o primeiro horário tivemos o Carolina Panthers enfrentando o Tennesse Titans, infelizmente para nós que gostamos da bola oval, mais um jogo fraco. Depois  de 3 derrotas seguidas o time da casa, precisava de um presente como este, enfrentar os Panthers. No primeiro quarto 7/0 e no intervalo já tínhamos um domínio total dos Titans com 17/3. No terceiro quarto um touchdown dos visitantes, encostando no placar, mas foi só, e o último quarto passou em branco. Assim os Panthers chegam a sua décima derrota em 11 jogos e tivemos também a demissão do Head Coach de Carolina Frank Reich que estreava na equipe.

Segundo horário

Em Glendale, o Los Angeles Rams atropelou seu rival de divisão, o Arizona Cardinals. Mesmo fora de seus domínios, o time californiano dominou ofensivamente, com grande atuação do quarterback Matthew Stafford, que conseguiu distribuir bem o jogo entre seus recebedores e lançou para 4 touchdowns. Final de jogo: 37/14 para o Los Angeles Rams, ainda sonhando com os playoffs.

Na altitude de Denver, o time da casa confirmou sua boa fase e conseguiu sua quinta vitória consecutiva. Agora, a vítima da vez foi o Cleveland Browns. O jogo não foi lá dos mais bonitos, na verdade, foi marcado pelos muitos fumbles. Russell Wilson, quarterback do Denver Broncos, mais uma vez não teve uma atuação de encher os olhos, mas conseguiu conduzir o time. Cleveland sente muito a falta de seu quarterback Deshaun Watson e produz muito pouco ofensivamente. Final de jogo no Colorado: 29/12 para o Denver Broncos.

Em Las Vegas, os Raiders receberam o Kansas City Chiefs e tiveram um início de partida surpreendente. A defesa parou o ataque adversário nas primeiras campanhas, o ataque fluiu muito bem, mesclando jogadas aéreas com jogadas terrestres, resultando em 14/0 no placar. Mas, ainda no primeiro tempo, Kansas City acordou e estabeleceu sua superioridade, empatando o jogo antes do intervalo. Após a volta dos vestiários, os visitantes mantiveram a pegada do final do quarto anterior e assumiram a liderança no placar. A partir daí o jogo seguiu para o que todos imaginavam: vitória do Kansas City Chiefs por 31/17.

Simplesmente um dos melhores jogos de toda a temporada. E não seria exagero definir como o melhor jogo do ano. Philadelphia Eagles e Buffalo Bills protagonizaram um espetáculo de futebol americano na Pennsylvania. Buffalo teve um grande jogo defensivo na primeira etapa, praticamente anulando o ótimo ataque dos donos da casa. O setor ofensivo foi consistente, o que deu uma vantagem de 17/7 ao final do primeiro tempo. Com um terceiro quarto mais equilibrado, o placar chegou ao último período em 24/14 para Buffalo. Nesse momento, o jogo aéreo de Philadelphia começou a aparecer, combinando com uma interceptação em cima de Josh Allen; os Eagles assumiram a liderança com 2 touchdowns seguidos. Tudo isso com menos de 4 minutos jogados no quarto. Só que Buffalo não se entregou, anotou um touchdown faltando menos de 2 minutos, assumindo a liderança em 31/28. Com poucos segundos no relógio, Philadelphia não conseguiu um grande avanço no campo, mas posicionou o seu kicker, Jake Elliott, para um field goal de 59 jardas. Mesmo sendo um chute longo e com condições climáticas longe das ideais para um kicker, Elliott empatou o jogo em 31/31 e levou o confronto à prorrogação. No tempo extra, a primeira posse foi de Buffalo, que teve a chance de ganhar com um touchdown. Conseguiu apenas um field goal. Com a bola em mãos, Jalen Hurts foi mais feliz em conduzir seu ataque na campanha final, correndo ele mesmo o touchdown da vitória. Final deste fantástico jogo de futebol americano: 37/34 para o melhor time da NFL, o Philadelphia Eagles.

Sunday night

No So-Fi Stadium , em Los Angeles, o Chargers receberam o Baltimore Ravens, necessitando de uma vitória para retomar o rumo dos playoffs, o time da casa, foi logo marcando um field goal. O primeiro quarto terminou assim com esta vantagem mínima. Mas foi só o ataque de Los Angeles não conseguiu mais nada e até o final do primeiro tempo, foram mais 2 fumbles e uma interceptação, o time de Baltimore, não se fez de rogado, castigando o time local com 10 pontos e indo para o intervalo com 10/3. O terceiro quarto começou com um drive longo de Baltimore que culminou com mais um field goal 13/3 e depois de uma troca de punts mais um turnover do ataque de Los Angeles. Diante da fraqueza do ataque dos Chargers só restou aos Ravens gastarem o tempo e trocarem mais um touchdown no último quarto. Final 20/10 para Baltimore que segue firme na primeira colocação da AFC Norte com 9-3.

Monday night (27/11)

No belíssimo U.S.Bank Stadium, em Minnesota, os Vikings receberam o Chicago Bears, procurando se aproximar de Detroit que perdeu na quinta-feira. No entanto o que vimos foi um show das defesas. Com os quarterbacks sendo muito pressionados, tivemos um jogo equilibrado com o primeiro tempo virando 6/3 para os visitantes, que ainda perderam um field goal no inicio da partida. A defesa dos Bears foi tão dominante que forçou o quarterback dos Vikings,  J.Dobbs a 4 turnovers durante a partida, porém o ataque de Chicago não capitalizou estes erros e só conseguiu field goals, através de seu kicker o brasileiro Cairo Santos que anotou todos os pontos dos visitantes Final 12/10 para Chicago. Foi a primeira partida na temporada em que o vencedor não anotou touchdown. Por seu turno os Vikings não conseguiram se aproximar de seu rival de divisão o Detroit Lions.

Todas as franquias jogaram na semana 12

A semana 13 começará com um bom jogo entre Seattle Seahawks e Dallas Cowboys, com favoritismo para a equipe texana, que vai a caça de Philadelphia.

O melhor jogo do primeiro horário, sem dúvida será entre Houston Texans que recebe o Denver Broncos que vem de 5 vitórias seguidas. Mas o melhor está reservado para o segundo horário quando o San Francisco 49ers visitará o Philadelphia Eagles. No Sunday Night, Kansas City jogará no hostil Lambeau Field contra Green Bay Packers.

No Monday Night Football, mais um bom jogo na Flórida o bom Jacksonville Jaguars recebe o oscilante Cincinnati Bengals.

Curiosidades e Glossário

*Sack: Acontece quando o quarterback, em posse da bola, é derrubado por um ou mais jogadores de defesa. É configurado sack quando o quarterback é levado ao chão antes da linha onde a jogada teve início.

 

Mauro de Campos Mello Netto

é diretor da AZM Comunicações

 e assina a coluna sobre Esportes Americanos

Colaborou nesta edição Bruno Guarnieri de Azevedo

especialista em esportes americanos

Conteúdo Relacionado

Rolar para cima