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Especialistas revelam suas estratégias de marketing digital para a Black Friday

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Entenda o que fazer para ter sucesso na data mais esperada do ano para o varejo

Em pouco mais de um mês, o comércio mundial irá encarar a data mais esperada do ano: a Black Friday. Em 2023, a famosa sexta-feira de promoções será celebrada em 24 de novembro. No entanto, muitas empresas estendem os descontos até a segunda-feira “cibernética”, conhecida como Cyber Monday. Segundo um relatório da Locaweb, esse período movimentou cerca de R$ 6,1 bilhões no país em 2022. Contudo, com as altas expectativas dos lojistas, aumenta também a disputa pela atenção dos consumidores. Mas como se sobressair em um cenário com tantos concorrentes?

Para responder a essa pergunta, convidamos 4 empresas líderes de mercado para revelar suas estratégias de marketing digital que garantem o sucesso da data. Anote:

Semrush – Invista em técnicas de SEO para seu negócio aparecer nos resultados das páginas de pesquisa

O Google e os demais mecanismos de busca, como Bing, são a “grande avenida” da internet, ou seja, o lugar onde a loja deve conseguir a melhor posição para atrair seu público-alvo. Mas como aparecer no topo dos resultados? Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush, explica que as páginas de pesquisa valorizam os sites que funcionam melhor: “É muito importante que os e-commerces façam um bom trabalho de otimização dos negócios para entregar a melhor experiência digital possível aos usuários. Para isso acontecer, é essencial que o site carregue rapidamente, não tenha problemas com imagens muito pesadas, assim como possibilitar que o usuário encontre facilmente seus produtos. Esses são pontos básicos para uma boa experiência que, por consequência, resultam em mais visibilidade online”

Além disso, algumas técnicas de e conceitos de SEO podem ajudar em uma otimização de conteúdo nesses últimos dias e meses, acrescenta Casagrande. “Por meio de pesquisas, é possível descobrir quais são os termos mais pesquisados pelo público em relação ao seu negócio. Depois, é hora de  revisar as descrições, títulos e informações dos seus produtos, sempre atendendo aqueles termos e palavras-chave que você percebeu que seu usuário mais pesquisa na internet. Garanta que suas páginas de produto tenham informações completas e claras. Isso ajuda o seu usuário”, explica o especialista.

CleverTap – Garanta uma boa experiência ao usuário para que o consumidor volte a comprar na sua loja

Desde o início do comércio, datas comemorativas são responsáveis por impulsionar as vendas dos negócios. Entretanto, para Marcell Rosa, Líder Regional Latam da CleverTap, plataforma de retenção e engajamento de usuários, os empreendedores não devem olhar apenas para um bom faturamento da Black Friday, mas ver o período como uma oportunidade de conquistar novos clientes: “Esse movimento incomum e específico é também uma grande estratégia de retenção de usuários. Muitas pessoas estão conhecendo agora o seu negócio e oferecer uma boa experiência para o usuário pode garantir o seu retorno”.

O executivo explica que o principal método – e também mais simples – para fazer isso é se colocar no lugar do consumidor: “Simule que você fará uma compra e analise todos os pontos que envolvem o seu negócio, desde o ato inicial até o pós-venda. Com isso, você poderá analisar os erros e acertos da marca. O próximo passo é investir na solução dessas dores, otimizando ao máximo a experiência do cliente”.

Sioux – Tenha um bom posicionamento 1:1. Mais que chamar a atenção, é preciso criar identificação com o cliente

Outro ponto que deve ter a atenção das marcas está relacionado com a construção de uma identificação com o cliente. Para Fernando Teixeira, CX Lead da Sioux, agência consultiva focada em melhorar a performance de seus clientes por meio de estratégias digitais integradas de marketing, design e tecnologia, é essencial que as empresas ofereçam a busquem gerar identificação em suas campanhas.  “Para além da data, é preciso olhar a jornada de consumo como um todo.  A Black Friday é no mesmo dia do ano para todos, mas o trabalho 1:1 nos permite gerar resultados positivos ao agir de forma estratégica, manobrando as peculiaridades de cada segmento e cliente. É a partir de um planejamento estratégico bem elaborado que é possível encontrar a maneira correta de explorar o valor que o seu produto, negócio ou serviço tem para encantar, gerar identificação e, por consequência, atrair os consumidores”, comenta.

O executivo explica ainda que apostar em  personalização e humanização, além de importante, também é uma valiosa estratégia para encontrar  o valor agregado das marcas e explorá-lo da maneira certa.“É essencial observar o cenário e cruzar isso com os objetivos do cliente para entender onde é necessário executar ajustes antes mesmo de começar a elaborar as campanhas.São pedaços de um quebra-cabeça que vamos juntando toda vez que lançamos uma campanha e o resultado de cada um nunca é igual ao anterior. Isso é ser 1:1.”, conclui.

AppsFlyer – Aproveite a data para engajar os compradores sazonais, também utilizando canais proprietários.

É bem provável que alguns dos usuários no ambiente mobile façam compras apenas durante datas comemorativas, pois esses períodos costumam ter uma disponibilidade maior de produtos, assim como de incentivos. De acordo com Bruno Brandãoregional marketing manager da AppsFlyer – líder global em análise e mensuração de dados para aplicativos –, durante a Black Friday não é diferente. Para quem tem clientes compradores de alta frequência durante essa data, faz sentido engajá-los novamente e quanto mais cedo possível, melhor. Para isso, vale considerar uma campanha com um teaser com produtos e/ou serviços disponíveis na data, por exemplo.

Segundo o executivo, outra possibilidade de engajamento durante o período é usufruir ao máximo dos seus próprios canais de mídia durante a temporada de compras da Black Friday. Para isso, priorize as mensagens de download do aplicativo e promova qualquer exclusividade dele para vender não só nesse momento sazonal, mas também em outros períodos.

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