O envelhecimento populacional do Brasil tem acelerado cada vez mais ao passar dos anos. Segundo o último Censo do IBGE, há 55,2 pessoas com 65 anos ou mais para cada 100 crianças de 0 a 14 anos. Em 2022, o total de idosos no país chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% frente a 2010. Uma projeção da FleishmanHillard indica que o Brasil terá 73 milhões de pessoas nessa faixa etária até 2060.
Nesse contexto, a chamada economia prateada — termo que se refere aos cabelos grisalhos — gera R$ 1,6 trilhão por ano. Portanto, um negócio que atenda pessoas que já têm ou estão próximas de completar 60 anos representa uma ótima oportunidade.
Um exemplo disso é a rede de clínicas odontológicas Oral Sin, que realiza 2 milhões de atendimentos por ano em mais de 550 unidades espalhadas pelo país. Só em 2023, essas clínicas fizeram mais de 300 mil implantes dentários, e cerca de 65% dos pacientes que procuraram esse tipo de tratamento têm mais de 50 anos.
Para Luiz Teixeira, CEO da Oral Sin, olhar para o público 60+ é o grande sucesso da rede. “Trata-se de um negócio com maior complexidade de entrega, mas que tem alto impacto na vida das pessoas, com a reabilitação dentária e a reposição de dentes para ter mais qualidade de vida. Além das próteses, os tratamentos estéticos também têm atraído esses consumidores que vão resolver um problema e acabam encontrando solução para outros”.
Dessa forma, a Oral Sin registrou crescimento de 11% no último ano e subiu duas posições no ranking da ABF (Associação Brasileira de Franchising), garantindo a 38ª colocação entre as maiores franquias do Brasil.
A empresa faz parte da SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras marcas importantes dos mais diversos segmentos. Além dos implantes dentários, a Oral Sin oferece tratamentos com facetas e lentes de contato dentais, alinhadores invisíveis e aplicação de toxina botulínica, que vem atraindo públicos cada vez mais amplos em todas as faixas etárias.