O Referência FC, clube de São Paulo que busca formar equipes competitivas, tem como um de seus principais objetivos preparar atletas para se profissionalizar. Só neste ano, 15 atletas assinaram contratos com grandes clubes como Athletico Paranaense, Internacional, Santos, Novorizontino, entre outros.
Mas além dos atletas, a comissão técnica do Referência também está atraindo a atenção de times da primeira divisão: A mais recente notícia é que Vitor Venegas, preparador de goleiros do sub-13 da equipe, assinou um contrato com o Corinthians. “Feliz e motivado para essa nova etapa”, comenta ele.
Vitor se junta agora a Herlon Silva, ex-treinador do Referência que também foi contratado pelo clube paulista este ano. “A gente sabe que as chances de chegar ao topo são pequenas dentro do futebol, então ficamos muito felizes e orgulhosos quando nossos atletas e comissão técnica se destacam”, comenta Walter Júnior, presidente do clube.
SAF
Desde o ano passado, o Referência se tornou Sociedade Anônima de Futebol (SAF). A certificação representa mais um passo da estratégia do clube empresa em se consolidar como uma das principais referências globais do futebol de base, atuando de modo inovador na captação, desenvolvimento e profissionalização do jogador de futebol.
Com isso, o clube quer oferecer à indústria da bola um atleta mais competitivo, mais cidadão e mais preparado para a vida em geral. Assim, além do foco convencional nos aspectos físicos, técnicos e táticos da modalidade, a SAF veio também no intuito de investir nesta formação integral do jogador, buscando o seu aperfeiçoamento nas áreas sociais, emocionais e culturais. “É um passo de formiguinha, a gente sabe, mas tanto o Referência, quanto a Aberje estão empenhados nisso”, pontua.