A Conmebol atualizou o regulamento da Copa América 2024, permitindo uma substituição adicional em casos de suspeita de concussão ou traumatismo cranioencefálico. As comissões técnicas sinalizarão a necessidade da substituição à arbitragem com um cartão rosa. O anúncio foi feito na última terça-feira.
Conforme o comunicado da Conmebol, além das cinco substituições regulares permitidas, será autorizada uma sexta substituição para cuidar da saúde dos jogadores. A mudança deve ser informada ao árbitro principal ou ao quarto árbitro e será sinalizada com um cartão rosa.
A substituição extra foi incluída no artigo 96 do regulamento da Copa América, que estabelece:
– Uma substituição adicional por equipe por partida pode ser feita em caso de suspeita de traumatismo craniano e concussão cerebral, independentemente das cinco substituições normais. Se a equipe realizar a substituição por concussão, deve informar ao árbitro, utilizando um cartão rosa para sinalização.
– Caso uma substituição normal seja realizada ao mesmo tempo, uma chance de substituição será descontada. Uma equipe não pode usar a substituição por concussão para substituições regulares se já tiver esgotado todas as substituições normais.
– Quando a substituição por concussão é utilizada, a equipe adversária ganha automaticamente a possibilidade de fazer uma substituição adicional, que pode ser realizada simultaneamente ou após a substituição por concussão da equipe adversária.
– Um jogador que sofre uma concussão ou suspeita de concussão não poderá retornar ao jogo ou participar de uma disputa de pênaltis, e será escoltado ao vestiário ou a um centro médico.
A substituição extra por concussão foi testada na Copa do Mundo de 2022 e aprovada pela International Board (IFAB) em março. A regra entra em vigor oficialmente a partir de 1º de julho de 2024, podendo ser adotada por federações e ligas, como na Copa América e nas Séries A e B do Brasileirão.
A Copa América 2024, sediada nos Estados Unidos, começa em 20 de junho e termina em 14 de julho. A Argentina é a atual campeã. O Brasil está no grupo D, juntamente com Colômbia, Costa Rica e Paraguai.
Por: Lucca Ranzani