No Brasil, nada menos que 68% dos lares possuem pets, em especial os cães, que estão presentes em 52% das residências do país, segundo dados de pesquisa divulgada em 2022 pela PetFuture, empresa especializada em soluções de negócios e inteligência para o mercado pet e de grandes animais. Essa nova forma de conviver com os animais de estimação, tratando-os como verdadeiros entes familiares, mudou nos últimos anos, não só a dinâmica das casas, mas também dos espaços públicos frequentados pelos pets e seus tutores.
Hoje, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 91% dos centros comerciais brasileiros já são considerados pet friendly, ou seja, aceitam animais em suas dependências, o que décadas atrás seria quase que impensável. Mas nos dias de hoje, é possível, não só ver as pessoas passeando tranquilamente com seus animais de estimação nos shoppings, como ter dentro desses estabelecimentos eventos voltados exclusivamente para o público pet. Um exemplo é o Shopping Estação Goiânia, na região central da capital, que desde 2016 é um shopping pet friendly e no próximo dia 3 de março, das 9h30 às 13h, receberá uma feira pet organizada pela Comunidade Shih Tzu e Lhasa de Goiás.
A feira receberá várias empresas que comercializam produtos para animais de estimação, especialmente para cães e gatos. A programação do evento inclui ainda uma feira de adoção, sorteios de brindes e desfile pet. Segundo uma das organizadoras, Thiara de Miranda Porto, esse será o terceiro encontro da comunidade, que tomou forma após a adoção da sua shih tzu Maya.
“A Maya chegou num momento de uma grande perda para mim e, mesmo sem saber, me ajudou no processo de superação”, relembra. Thiara ainda conta que, junto com o amor pela Maya, nasceu também a vontade de criar uma comunidade para trocar experiências e dicas com outros tutores de shih tzu. “Eu comecei a perceber a necessidade dela [Maya] interagir com outros animais da mesma raça, o que, logo em seguida, se estendeu para a raça lhasa, que tem muitas semelhanças com os shih tzu”, esclarece. Thiara informa que o encontro também irá celebrar antecipadamente o Dia Nacional dos Animais (14 de março).
Em comemoração ao aniversário de um ano da comunidade, celebrado no dia 07 de fevereiro, Thiara ressalta que o evento será uma oportunidade para os tutores e seus pets se divertirem numa programação exclusiva e divertida. “Cada encontro é único, e desta vez não será diferente. Preparamos uma manhã repleta de atividades especiais, como exposição de roupinhas, degustação de alimentos, brincadeiras e até mesmo a adoção de bichinhos”, salienta Thiara. Com entrada gratuita, o evento acontece na praça de eventos do shopping.
Pet friendly
Cada vez mais presentes nas famílias brasileiras, essa paixão pelos animais movimenta atualmente um forte mercado consumidor. Para se ter uma ideia, a movimentação financeira estimada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) para o setor foi de R$ 46 bilhões, fazendo do Brasil o terceiro colocado posição no ranking global de faturamento no segmento pet, com uma fatia de 4,95% do mercado mundial. Ficamos atrás somente dos Estados e da China.
Desde 2016, o Shopping Estação Goiânia dispõe de serviços e ações com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência às famílias que possuem pets. “Todos os ambientes do power center são adequados para que os bichinhos de estimação possam circular na companhia de seus tutores. Com a utilização de coleiras e para os animais de grande porte, as focinheiras, eles podem até mesmo frequentar a praça de alimentação”, revela o coordenador de marketing do mall, Rayam Saraiva.
Uma das maiores franquias de produtos para animais de estimação, a rede de pet shop Petz, tem a quinta unidade em Goiás e a terceira em Goiânia instalada dentro do shopping. O centro de compras também possui a loja Cantinho do Cachorro, com peças exclusivas de roupas e acessórios para pets.