Especialista dá dicas que vão desde a lavagem até o armazenamento
O frio chegou e com ele uma das tarefas mais temidas nos cuidados com a casa é a lavagem das roupas. Nesse período, essa atividade pode se tornar um desafio devido à umidade, à falta de sol e às baixas temperaturas. Por isso, algumas estratégias práticas são cruciais para garantir que as peças fiquem limpas e cheirosas mesmo nesse clima gelado. Angelo Max Donaton é CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, e listou algumas dicas para garantir roupas sempre impecáveis e perfumadas, mesmo nos dias mais frios.
Separar roupas é chato, mas necessário
A efetividade da lavagem e a vida útil das peças depende muito desse detalhe, que pode passar despercebido na maioria dos casos. “Além da preservação dos tecidos, separar evita transferência de fibras e fiapos entre as peças. Tecidos comuns nessa época, como lã e fleece, tendem a soltar mais fibras durante a lavagem e, se misturados a outros mais finos, podem aderir e deixar fiapos indesejados”, explica Angelo.
Lavanderias são uma opção
Além da economia de tempo, podendo lavar e secar no mesmo ciclo, o custo do serviço é baixo. Na Lavô, por exemplo, um ciclo de lavagem com produtos de qualidade e o benefício do autoatendimento custa em média R$16, já incluso produtos como sabão e amaciante na medida certa para cada ciclo, produtos profissionais com resultados mais eficientes.
Outro ponto positivo dessa opção de serviço são as secadoras, que permitem que as roupas sequem rapidamente, poupando tempo e esforço em comparação com a secagem ao ar livre, que pode levar mais tempo em dias chuvosos. “Esse modo é mais prático do que ficar estendendo e recolhendo roupas, o que poupa tempo também. Em média, gasta-se oito horas para lavar e secar duas máquinas de roupas em casa, já em lavanderias self-service, por exemplo, tudo é resolvido em aproximadamente uma hora e em mais de 90% dos casos não é necessário passar as peças, pois já saem prontas para uso”, afirma o CEO.
Armazene com cuidado
Não adianta nada lavar e secar e não guardar corretamente, não é mesmo? Por isso, mantenha os armários sempre ventilados para evitar mofo e mau cheiro. “As peças também podem ser guardadas em sacos e TNT, que ajudam a proteger de odores e prolongam o perfume dos produtos utilizados na lavagem”, completa o especialista.