Meia 92

Como aproximar as crianças da natureza?

Será que dá para aprender com diversão? Em Bichos de A a Z, o poeta George Gimenes prova que sim! Este livro infantil convida os jovens leitores a uma aventura educativa e cheia de descobertas: as crianças vão se entreter com poemas rimados que as desafiarão a identificar e conhecer 26 animais de acordo com o alfabeto. Ao longo do enredo, um novo bichinho é revelado de forma lúdica entre os desenhos em cores vibrantes assinados por Rodrigo Cordeiro.

Em cada página da direita, uma parte do animal é mostrada com pistas em versos poéticos para ajudar os pequenos a adivinharem quem ele é. Ao virar a página esquerda, a identidade dele é desvendada por completo em uma ilustração alegre e cheia de detalhes sobre a aparência, habitat, alimentação e comportamentos. O mesmo processo ocorre por todas as letras alfabéticas, enquanto o autor brinca com as palavras para incentivar a aprendizagem sobre bichos diferentes, como iaques, iguanas, mirmecóbios, quatis e saguis.

Inspirado por escritores como Mario Quintana e Cecília Meireles, George Gimenes propõe uma experiência interativa e que instiga a criatividade. Ao final da obra, há um espaço para os leitores refletirem sobre os bichinhos que não foram citados no enredo, com uma provocação para escreverem um pequeno poema sobre algum deles. Outra seção especial oferece um dicionário que explica expressões difíceis de entender – como bonachão, coaxo, pujante, extinto e cação –, enriquecendo ainda mais o vocabulário da faixa etária entre três e oito anos.

Este livro é uma ótima oportunidade para adultos desfrutarem de momentos de qualidade com as crianças, incentivarem a leitura desde cedo e promoverem uma maior conexão dos pequenos com a fauna. A partir da literatura e da imaginação, a história tanto encanta quanto educa sobre a natureza selvagem. Publicado pela Tudo! Editora, Bichos de A a Z também está disponível em uma edição na língua inglesa, que representa a diversidade de outros animais ao redor do mundo, como o quokka, a vicunha e o xerus.

Conteúdo Relacionado

Rolar para cima