Nesta terça-feira, 10 de dezembro, o programa Sampa+Rural, iniciativa da Prefeitura de São Paulo que fortalece e amplia a agricultura na Capital, realizou a inauguração da Horta da Cidade, na Câmara Municipal de São Paulo. O espaço, que ocupa uma área de pouco mais de 2,1 mil m², tem o objetivo de ser uma horta modelo utilizada para a capacitação sobre agroecologia, além de conscientizar a população sobre segurança alimentar e consumo de alimentos saudáveis. A Horta da Cidade está disponível para a visitação do público de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, mediante agendamento.
A inauguração do espaço contou com a presença do vereador Xexéu Tripoli, idealizador do projeto, do presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, técnicos do programa, além do secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), que representou o prefeito Ricardo Nunes no ato.
“Essa é mais uma grande entrega do Sampa+Rural para a cidade de São Paulo, um espaço ocioso bem no coração do centro da Capital que agora é uma grande horta educativa, que além de conscientizar a população, também alimentará a população em situação de vulnerabilidade com comida de verdade, cultivada sem agrotóxicos”, comentou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior.
O projeto faz parte de uma linha de ação do programa Sampa+Rural prevista na portaria 17/2024, cujo objetivo é desenvolver hortas modelos em diferentes localidades da cidade, reforçando o aspecto produtivo e a agricultura urbana presente em São Paulo. Em abril de 2024, a Câmara Municipal de São Paulo concedeu a cessão do espaço sem custos para o programa, que fará a gestão da horta por cinco anos. A iniciativa foi idealizada pelo vereador Xexéu Tripoli, que concedeu uma emenda parlamentar de R$ 977 mil para o custeio da produção da horta.
Ao todo, foram plantadas mais de 120 culturas, que variam entre mudas e sementes de hortaliças, PANCs (plantas alimentícias não convencionais), ervas medicinais, aromáticas, frutas, legumes e verduras. A expectativa é que a horta produza mensalmente o montante de 1 tonelada em alimentos, que serão destinados a entidades que apoiam a população em situação de vulnerabilidade social.
“Essa ação é um marco para São Paulo. Não apenas pela sua dimensão e impacto, mas porque transforma a cidade em um espaço mais humano, onde cultivamos não só alimentos, mas também esperança e solidariedade. É alimento para as pessoas que mais precisam”, afirma Xexéu Tripoli, idealizador do projeto. Ele também destaca o propósito maior da iniciativa: “A Horta da Cidade não é só sobre plantar; é sobre cultivar relações saudáveis entre a população, a cidade e o amanhã”.
Além de produzir alimentos e conscientizar a população, a Horta da Cidade será um ponto de encontro para capacitações e oficinas promovidas pelo Sampa+Rural. Todas as ações serão divulgadas nos canais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, presente nas redes sociais pelo @spsmdet e pelo instagram do programa Sampa+Rural, @agriculturaprefsp.
A visitação do espaço é permitida ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Os interessados devem agendar horário pela plataforma Sampa+Rural, disponível no endereço sampamaisrural.prefeitura.sp.
SERVIÇO
Horta da Cidade – Câmara Municipal de São Paulo
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 16h
Agendamento: sampamaisrural.prefeitura.sp.
Endereço: Rua Santo Amaro, nº 46 – Laje – Cobertura da Garagem da Bandeira