Equipe ficou atrás apenas dos Estados Unidos e garantiu mais um resultado importante após prata no Mundial
O Brasil conquistou mais uma medalha de prata neste domingo, 22, nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Ela veio na prova por equipes da ginástica artística feminina.
A equipe formada por Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Carolyne Pedro e Júlia Soares fez 161.564 pontos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que fez 165.196. O Canadá completou o pódio, com 154.230.
A medalha deste domingo evidencia novamente o ótimo momento vivido pela equipe feminina, que há poucas semanas também foi prata no Mundial da Antuérpia, na Bélgica.
A prova
O Brasil começou sua apresentação no solo, aparelho do qual Rebeca foi poupada. As melhores notas foram com Flávia Saraiva (13.400) e Júlia Soares (13.400).
Depois, no salto, a equipe teve ótima apresentação, sobretudo com Rebeca Andrade, campeã mundial do aparelho, que teve 15.100, a maior nota de toda a prova. Flávia Saraiva foi a segunda melhor, com 14.000.
O problema do Brasil na prova foi nas barras paralelas, com os erros de Carolyne Pedro e Jade Barbosa. A nota baixa no geral (38.866) afastou a equipe do ouro.
O último aparelho foi a trave, mais uma vez com uma ótima apresentação. Rebeca Andrade (13.566) e Flávia Saraiva (13.433) obtiveram as principais notas.
Classificações
Além da medalha, o Brasil também se classificou para outras finais dos Jogos Pan-americanos. Flávia Saraiva e Jade Barbosa disputam o individual geral já nesta segunda-feira, 23.
Flavinha também vai para as finais de solo, paralelas e trave. Já Rebeca Andrade se classificou nos três aparelhos que disputou: salto, trave e paralelas. Júlia Soares disputará as finais do solo e da trave.