Meia 92

Bibla: charmosa livraria de rua em Alto de Pinheiros

c1
Luciana Gil, Isadora Peruch e Alessandra Effori – sócias da Bibla – Foto: Divulgação

Localizada em Alto de Pinheiros, na capital paulista, à Praça Profª Emília Barbosa Lima, 58, e capitaneada por três sócias Isadora Peruch, Luciana Gil e Alessandra Effori, a Bibla, inaugurada em maio deste ano, caiu no gosto dos moradores do bairro e se tornou muito mais do que uma livraria, mas um local de bons encontros e novas experiências. Ou ainda “um cantinho para chamar de seu”.

O empreendimento nasceu em um sobrado, que abriga muitas histórias, conta com 180 m2 e uma decoração que é um diferencial a mais, pois quase toda a mobília e itens decorativos foram garimpados em leilões e lojas de antiguidades e restaurados para essa nova proposta, sem contar a louça antiga do café. O que resulta em um ambiente acolhedor, tipo sala de casa.

O nome, curioso e escrito em letra minúscula, foi um presente de Ricardo Barreto, um dos fundadores do festival de linguagem eletrônica FILE, junto com Paula Perissinotto. Sem definição no dicionário, o termo foi pensado a partir da sonoridade convidativa e da proximidade com “biblíon”, como são chamados os livros em grego.

Da união das três sócias de profissões e vivências diversas nasceu esse sonho. Luciana Gil é psicóloga, livreira e mãe de quatro filhos; Isadora Peruch é atriz, produtora, sommellier, mãe de dois e madrasta de um e a responsável pela gastronomia da Bibla; e Alessandra Effori, mãe de dois filhos, formada em Letras com pós-graduação em Gestão Cultural. Trabalhou como produtora por mais de 20 anos, sendo sete deles na Fundação Bienal de São Paulo.

Para conciliar as atividades da livraria e a vida pessoal, que reúne ao todo nove crianças, e pensando na qualidade de vida de seus colaboradores, a Bibla funciona em um horário diferenciado: de segunda a sexta, das 12h às 20h e aos sábados, das 9h às 17h, fechando aos domingos.

Prosa e verso

acervo de livros é constituído por 4 mil títulos e cerca de 6 mil exemplares de diferentes editoras, pequenas e grandes. As seções tem divisões pouco convencionais visando incentivar novas descobertas. A seleção de biografias, por exemplo, se chama “A vida dos outros”. Já a de lançamentos ganhou o título de “Pão quentinho”.

Liana Ferraz, Alexandre Patricio e Patrizia Corsetto – Conversa com autores

A Bibla ainda promove palestras, lançamentos, sessão de autógrafos, conversas com escritores e pequenas apresentações em um palco especialmente projetado para esse fim. Promove clube do livro e fará seu primeiro clube do livro juvenil voltado para adolescentes a fim de estimular o prazer da leitura e a formação de jovens leitores.

Já que falamos de verso, agora vamos de prosa. E nesse quesito, a Bibla também promove uma experiência única: a possibilidade de acompanhar a leitura com gostosas comidinhas, um bom café ou até mesmo uma taça de vinho.

A cafeteria oferece cafés especiais, refeições leves, além de parcerias com fornecedores como o Pão de Queijo — Haddock Lobo e alguns sanduíches criados pelo chef Julio Raw da Zdeli.

Saiba mais:

Funcionamento: de segunda a sexta – das 12h às 20h

Sábado – das 09h às 17h
Endereço: Praça Prof.ᵃ Emília Barbosa Lima, 58 — Alto de Pinheiros.
E-mail: contato@bibla.com.br
Telefone: 11 3022-6683

www.bibla.com.br

@bibla.bibla

Ouça no podcast Entre Elas no Spotify entrevista com as sócias da Bibla – episódio 117

 

Patrizia Corsetto é jornalista, radialista e psicanalista

e assina semanalmente a coluna de cultura

Conteúdo Relacionado

Rolar para cima