Empreendedores manuais do Mãos e Mentes Paulistanas vão ter a oportunidade de expor e comercializar produtos manuais durante o evento
A Prefeitura de São Paulo abriu as inscrições de artesãos para o 18° Salão do Artesanato, que acontecerá entre os dias 28 de agosto a 1 de setembro no Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, zona sul da cidade. No total, 25 empreendedores manuais paulistanos poderão expor e comercializar peças feitas à mão durante o evento ao lado de artesãos de todo o Brasil. As inscrições seguem até dia 05 de agosto pelo link.
Para se inscrever, é necessário ser artesão credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que atua no desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da Capital, promovendo cursos de empreendedorismo e oportunidades comerciais aos artesãos e manualistas paulistanos.
O Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras chega à 18° edição como um evento de negócios e de forte cunho cultural, que contará com a presença de artesãos, artistas populares, Mestres Artesãos, chefs de cozinha, produtores da agroindústria e dirigentes de instituições e técnicos do setor artesanal brasileiro.
Critérios de seleção
Podem participar artesãos credenciados no Mãos e Mentes Paulistanas que possuam CNPJ ativo em nome próprio ou no quadro societário (a utilização de CNPJ de terceiros não é permitida).
Além disso, é necessário possuir certificado de uma das turmas de 1 a 15 da Qualificação Empreendedora do Mãos e Mentes Paulistanas ou possuir certificação dos cursos “Modelagem de negócios” e “Planejamento de coleção” até a data final das inscrições desta ação.
O participante ainda deve ter disponibilidade para cumprir uma escala pré-definida em um dia do evento, das 10h às 21h. Para se inscrever, é necessário submeter fotos das peças que irão participar da seleção no formulário de inscrição. Serão selecionados até cinco produtos diferentes, sendo necessário o envio para a feira de três peças de cada produto selecionado.
A seleção dos produtos será realizada por meio de uma curadoria especializada, por meio das fotos enviadas pelos participantes, em que serão considerados critérios, como técnica, segmento, acabamento, regionalidade, matéria-prima, criatividade e design.
Se selecionado, o artesão ficará responsável pela entrega das peças nos dias 19 e 20 de agosto, e também pela retirada dos produtos não comercializados no dia 3 de setembro, ambos na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, centro de São Paulo, das 10h às 17h. Todas as informações podem ser encontradas no edital do evento.
Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, conta com um programa de apoio ao setor de artesanato e manualidades da Capital, o Mãos e Mentes Paulistanas.
Lançada em 2019, a iniciativa tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais da cidade. O programa promove diversas atividades que buscam desenvolver o setor de artesanato e manualidades, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e a geração de renda dos trabalhadores manuais.
O Mãos e Mentes atua por três eixos principais, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor; a promoção de cursos de capacitação empreendedora; e o acesso ao mercado e participação em eventos.
Para utilizar os serviços e recursos oferecidos, é necessário estar credenciado no programa. Empreendedores manuais interessados em participar de outras ações do programa podem fazer o credenciamento pelo link.
Mãos e Mentes Paulistanas no 18° Salão do Artesanato 2024
Inscrições até 5 de agosto às 23h59 pelo link
Datas de participação no evento: 28 de agosto a 1 de setembro de 2024
Horário: 10h às 21h
Local: Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera
Endereço: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana – São Paulo/SP
Vagas: 25 artesãos
Entrega dos produtos: 19 e 20 de agosto de 2024
Retirada dos produtos: 3 de setembro de 2024
Local de entrega e retirada dos produtos: Rua Líbero Badaró, 425 – 12° andar – Centro Histórico de São Paulo – das 10h às 17h