Muitas pessoas dormem, mas não descansam devido a dificuldade para respirar durante o sono, que acaba sendo conturbado. O distúrbio é chamado de apneia obstrutiva do sono, que pode causar também engasgos, sensação de estar sufocando, sonolência e falta de disposição durante o dia, humor alterado devido ao cansaço, respiração ofegante e dor de cabeça logo ao acordar. A causa pode ter muitas questões de saúde, uma delas é o bruxismo, que pode ser tratado no consultório odontológico.
O quadro pode ocasionar outras doenças e em muitos casos, quem sofre de apneia do sono nem desconfia da causa do problema. O tratamento para o problema é multiprofissional e geralmente, muitos procuram direto um médico, por conta do ronco ou pelo sono agitado. Mas em grande parte dos casos, esse distúrbio é tratado no consultório odontológico.
“Em casos leves de apneia, o tratamento pode ser feito por um dentista. Após a avaliação do paciente, o profissional pode indicar o aparelho intraoral (AIO), uma peça de silicone que atua como um reposicionador anterior da mandíbula. O dispositivo faz com que ocorra um avanço da posição mandibular e/ou da língua, ampliando o espaço de fluxo de ar para a respiração do paciente”, explica a cirurgiã-dentista Claudia Consalter, que é diretora executiva da OrthoDontic, a maior rede de franquias de ortodontia do Brasil.
O aparelho é eficaz no combate às interrupções respiratórias e, em muitos casos, pode até eliminar o ronco. Assim, a pessoa consegue ter uma noite de sono de qualidade.
“Além dos bons resultados, a vantagem é o fato de o aparelho ser removível, fácil de ser transportado em caso de viagens e bastante adaptável, permitindo ao paciente dormir normalmente”, diz Consalter.
Além do bruxismo, existem outras causas que podem causar a apneia e precisam ser investigadas com um especialista. São eles:
- problemas na anatomia do maxilar: quando ele é encurtado pode fazer com que a língua seja “jogada” para trás, obstruindo a garganta e dificultando a respiração.
- obesidade;
- uso exagerado de álcool;
- tabagismo;
- uso constante de remédios calmantes para dormir;
- hábito de dormir de barriga para cima;
- amígdalas ou adenóides grandes;
Caso identifique algum dos sintomas da apneia, não deixe de procurar um dentista ou um profissional de sua confiança.