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A importância de colocar limites entre vida pessoal e profissional para o bem-estar

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No mundo dinâmico do empreendedorismo, a linha entre a vida pessoal e profissional pode facilmente se tornar tênue. No entanto, a prática de estabelecer limites claros é fundamental para garantir não apenas o sucesso dos negócios, mas também a saúde e o bem-estar do empreendedor e de sua equipe.

Um exemplo inspirador dessa abordagem é a trajetória de Luzia Costa, empreendedora de sucesso e exemplo de profissional que equilibra as demandas de sua empresa com sua vida pessoal. Segundo uma pesquisa realizada pela Gallup, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal aumenta em 21% a produtividade dos funcionários e líderes empresariais, e está diretamente ligado a uma melhor saúde mental.

Luzia Costa, conhecida por ser a fundadora da maior rede de estética facial da América Latina, a Sóbrancelhas, compreendeu, desde cedo na sua jornada, a necessidade de separar o pessoal do profissional. Esse equilíbrio é o pilar de sua vida, permitindo que ela gerencie suas responsabilidades empresariais sem sacrificar sua saúde mental e física. “Embora o negócio seja familiar, evitamos trazer assuntos do escritório para casa, justamente para não misturar as coisas. Dessa forma, priorizamos o bem-estar, o que resulta em uma vida com mais qualidade e em um negócio mais eficaz, como podemos observar na Sóbrancelhas”, ressalta a empreendedora.

Um estudo da Harvard Business Review apontou que 25% dos empreendedores relatam sentir sintomas de burnout, como exaustão emocional e esgotamento físico, devido à dificuldade de separar o trabalho da vida pessoal. Muitos empreendedores, ao entenderem isso, já estão adotando práticas em suas empresas em busca de uma rotina mais saudável. Empresas que promovem esse equilíbrio têm visto aumentos significativos na produtividade e engajamento dos funcionários, além de uma redução nas taxas de burnout e estresse.

Esse cuidado reverbera em todos os aspectos do negócio, melhorando o clima organizacional, a satisfação do cliente e, consequentemente, os resultados financeiros.

 

 

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