Meia 92

A Escrevedeira promove cursos ministrados por mulheres

198b2370-7987-4532-a5a2-829efe257610
Foto Instagram

A Escrevedeira – Centro Cultural Literário – promove cursos e oficinas relacionados à escrita e à literatura e no mês de novembro oferecerá nove cursos ministrados por mulheres de várias áreas de atuação. São elas: Veronica Stigger, Roberta Martinelli, Monique Malcher, Liana Ferraz, Julia Dantas, Marcela Dantés, Luciany Aparecida, Raquel Cozer e Luiza Baldan.

A escritora e jornalista Veronica Stigger ministrará o curso O Conto: A história aparente e a história secreta, às segundas, de 11 de novembro a 2 de dezembro, das 19h às 22h, no formato online. Nesta oficina vão ser examinados diferentes procedimentos para entremear a história aparente e a secreta, partindo do texto essencial de Ricardo Piglia e também alguns contos exemplares de Jorge Luis Borges.

O verso da casa: Escrever a história entre texto e imagem será ministrado por Luiza Baldan, artista e pesquisadora, às terças, de 12 de novembro a 3 de dezembro, das 18h às 20h, no formato online. Esta oficina é um convite à fabulação, através de textos e imagens, ao evocar a memória das primeiras casas habitadas na infância e suas possíveis relações com a casa atual.

Monique Malcher, escritora, antropóloga e artista plástica ministrará o curso Sensibilidades – Escrever ficção como etnografia de si e do mundo, de 14 a 28 de novembro, às quintas, das 19h às 21h, também no formato online. Nesta oficina, procedimentos inspirados na etnografia vão conduzir os participantes por experiências de atenção, escuta, análise e registro a serem traduzidos em palavras de ficção, em diversos exercícios.

Criação literária a partir de recursos cênicos será ministrado por Liana Ferraz, atriz e escritora, de 18 a 25 de novembro, segundas, das 18h30 às 21h30. Esta oficina convida os participantes a praticarem a escrita literária a partir de dispositivos baseados em jogos e improvisações teatrais. A cada encontro serão desenvolvidos exercícios que, além de estimular a produção de textos durante a oficina, são um recurso criativo que pode ser aplicado em outros momentos de trabalho com a palavra.

De 19 de novembro a 3 de dezembro, às terças, das 19h às 21h, a escritora Julia Dantas ministra o curso Narrar a experiência vivida. Qual a diferença entre narrar uma história ficcional e narrar uma experiência vivida de fato? Quem escreve pode lidar com essa questão a partir de algumas estratégias. Por exemplo, as maneiras diversas de fazer com que os leitores se coloquem no lugar da experiência narrada, sentindo, até o limite do possível, como se também a tivessem vivido.
Estas são algumas estratégias que serão trabalhadas nesta oficina, passando pela literatura de Annie Ernaux e Elena Ferrante, para analisar como é possível serem ambas narradoras brilhantes mesmo sendo tão diferentes. Também serão lidos trechos dos diários de Kafka, Virginia Woolf e Atef Abu Saif para refletir sobre por que relatos de memória tendem a ser fragmentados, contraditórios, hesitantes, passando longe do arco narrativo linear e seguro que encontramos em algumas ficções.

Marcela Dantés, escritora, ministra o curso Criar personagens: leitura e escrita, que acontece de 19 a 28 de novembro, terças e quintas, das 19h às 21h, na modalidade online. Com foco na criação de personagens, esta oficina destaca suas relações com espaço e tempo, tipos de narração, coerência interna e outros recursos, a partir da leitura e análise de textos selecionados de autores como Hemingway, Elfriede Jelinek, Toni Morrison e outros. Esses recursos serão colocados em prática a partir de exercícios de escrita e discussão dos textos com os participantes durante os encontros.

Ficção e experiência: “Tudo na vida começa com um sim” é a proposta de Luciany Aparecida, escritora e professora, para este curso que acontece sexta e sábado, 22 de novembro (das 18h30 às 21h30) e 23 de novembro (das 15h às 18h). Onde começa o gesto da escrita? Como ficcionalizar uma imagem? Ainda é possível voltar ao começo da história ou à captura da imagem? Esta oficina propõe o encontro sobre as pontes de possíveis respostas a estas perguntas. Como uma escrita de origens, que se despede de algo. Uma utopia de começos, inspirada no agora.

Raquel Cozer, jornalista especializada na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas do livro e leitura, ministrará a oficina Lygia Fagundes Telles – Enlaces entre a vida e a obra que acontecerá de 26 de novembro a 10 de dezembro, às terças, das 19h às 21h. O curso mostra como a participação de Lygia na história cultural e política do país ajuda a compreender sua obra, seja no uso de reminiscências pessoais que ela desdobrou em narrativas e personagens, seja no enfrentamento de tabus que se refletem em seus textos. As aulas acompanham a trajetória de Lygia, incluindo os encontros literários com figuras como Clarice Lispector e Hilda Hilst, para destacar o essencial de sua escrita que assombra com mistérios, flerta com o erotismo, e não recua diante de questões comportamentais.

A apresentadora e curadora Roberta Martinelli ministrará o curso Livros falados: Ler para falar e trocar, nos dias 26 e 27 de novembro, terça e quarta, das 10h às 12h. Nesses dois encontros, a proposta é falar sobre os clubes de leitura atuais e as dinâmicas de mediação, sobre conversas entre autores e especialistas, e até de como falar de nossas experiências de leitor em redes socias, vídeos e nos momentos de compartilhamento.

Todos os cursos são online, pelo Google Meet, com preços que variam de R$ 350,00 a R$ 450,00 e podem ser parcelados no cartão de crédito.

Informações e inscrições pelo site: www.escrevedeira.com.br

Instagram: @aescrevedeira

 

Patrizia Corsetto é jornalista, radialista e psicanalista e

assina semanalmente a coluna de cultura

 

Conteúdo Relacionado

Rolar para cima