|
O Brasil tem muitos motivos para se orgulhar de suas iniciativas em sustentabilidade e inovação social. Um dos grandes exemplos é o projeto Estação Preço de Fábrica, desenvolvido pela startup brasileira Green Mining, que receberá um reconhecimento especial do Pacto Global da ONU durante a COP29, no Azerbaijão, em 13 de novembro. A homenagem, que destaca a startup na categoria de Gestão de Resíduos, reforça a posição do Brasil como um país comprometido com soluções ambientais e inclusão social.
Criada em 2021, a Estação Preço de Fábrica já opera em estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Tocantins, transformando a cadeia de reciclagem ao remunerar de forma justa catadores e cidadãos que vendem embalagens pós-consumo. Com a presença de Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining, na cerimônia em Baku, a startup será reconhecida por seu pioneirismo e pela contribuição para a economia circular, em uma das conferências climáticas mais importantes do mundo.
“Estar ao lado de tantas iniciativas inspiradoras na COP29 é uma grande honra e, para nós, representa o poder transformador da inovação brasileira e o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social. A parceria com a UpLink, plataforma de inovação do Fórum Econômico Mundial, foi fundamental para que nosso projeto ganhasse visibilidade e resultasse em conexões estratégicas, como a que fizemos com a Indorama para criar uma unidade em Juiz de Fora. Esse reconhecimento do Pacto Global valida nossa visão de uma cadeia de resíduos justa e sustentável”, comenta Rodrigo Oliveira.
A COO e Diretora de Impacto da rede brasileira do Pacto Global, Mônica Gregori, também celebrou a iniciativa. “Esse tipo de reconhecimento não apenas incentiva boas práticas, como promove a disseminação de conhecimento, inspira a ação e conecta empresas que têm o objetivo comum de proteger o meio ambiente. A Estação Preço de Fábrica é um exemplo de como inovação e impacto social podem caminhar juntos”, ressaltou Mônica.
A Green Mining foi avaliada como parte da estratégia Ambição 2030, que exige de suas participantes compromissos públicos e mensuráveis com a sustentabilidade. As práticas vencedoras na COP29 foram escolhidas em categorias de alto impacto, incluindo Resiliência Hídrica, Saneamento Básico, Descarbonização e Economia Circular, em reconhecimento a empresas comprometidas com ações climáticas de vanguarda.
“Receber essa homenagem na COP29 mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a expandir ainda mais nosso impacto ambiental e social. É uma honra levar uma solução brasileira para o cenário internacional e mostrar que o Brasil está na linha de frente da economia circular”, concluiu Oliveira, agradecendo a equipe da Green Mining e os parceiros como Grupo Boticário, Ibema, Grupo Pão de Açúcar, Indorama, Massfix, entre outros que ajudaram a tornar esse sonho realidade.
O Pacto Global das Nações Unidas, lançado em 2000 como iniciativa do Secretário-Geral da ONU, convoca empresas em todo o mundo a alinhar suas operações com dez princípios essenciais, abrangendo direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com mais de 20 mil participantes em 77 países, o Pacto é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa global, operando por meio de cinco hubs regionais e 14 gerentes para apoiar práticas responsáveis. Na COP29, o reconhecimento concedido pelo Pacto reforça o papel fundamental de empresas inovadoras na luta contra a crise climática.