Meia 92

474 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares ligadas ao álcool, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde

image-35

Especialista destaca o impacto do consumo excessivo de álcool em doenças cardiovasculares

São Paulo, julho de 2024 – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool é responsável por 2,6 milhões de mortes anuais em todo o mundo. Esse consumo está diretamente ligado a uma em cada 20 mortes, resultando de acidentes de trânsito, dependência, e diversas doenças como problemas cardiovasculares, câncer e cirrose.

Em 2019, estima-se que das mortes atribuídas ao álcool, 1,6 milhões foram devido a doenças não transmissíveis, incluindo 474 mil por problemas cardiovasculares e 401 mil por câncer, segundo a OMS.

Dr. Elcio Pires Junior, cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, desaconselha o consumo de álcool para a saúde, apesar de estudos sugerirem benefícios em pequenas quantidades. Ele alerta que o excesso de álcool pode aumentar a pressão arterial, causar arritmias cardíacas, insônia, ansiedade, dor de cabeça e até convulsões em pessoas suscetíveis.

“É crucial que pacientes com doenças cardiovasculares, idosos ou aqueles sob medicação tenham um cuidado especial. O álcool pode desencadear crises hipertensivas, aumentando o risco de infarto e AVC”, alerta o especialista.

Um estudo global publicado pela revista científica The Lancet, em 2018, revela que não há níveis seguros de consumo de álcool. Embora beber moderadamente possa oferecer alguma proteção contra doenças cardíacas, os pesquisadores alertam que os riscos de desenvolver câncer e outros problemas de saúde superam quaisquer benefícios potenciais.

 

Sobre o Dr. Elcio Pires Junior: Coordenador da Cirurgia Cardiovascular nos Hospitais da Rede D’Or: São Luiz Osasco, Alphamed e Hospital Central Sul; Coordenador da Cirurgia Cardiovascular e Cardiologia do Hospital Bom Clima de Guarulhos; Cirurgião Cardiovascular do Hospital Hospitalis de Barueri e Cirurgião Cardiovascular do Hospital Blanc de São Paulo. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Conteúdo Relacionado

Rolar para cima