O Brasil possui 25 milhões de consumidores de livros, onde 69% deste grupo adquiriu entre um a cinco livros em 2023, segundo dados recentes divulgados pela Câmara Brasileira do Livro através da pesquisa “Panorama do consumo de livros”, encomendada à consultoria Nielsen.
Dos que compraram, 55% o fizeram pela internet, justificando a consolidação dos e-commerces e sites oficiais de venda de livros como um canal com maior participação no faturamento das editoras e autores.
Os livros digitais ou e-books já são uma realidade há alguns anos, mas em 2024 eles devem ganhar ainda mais espaço no mercado editorial. Com a popularização dos dispositivos móveis, como smartphones, tablets e e-readers, os leitores podem acessar milhares de títulos em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, os livros digitais oferecem vantagens como preços mais baixos, facilidade de armazenamento, interatividade e acessibilidade.
Segundo uma pesquisa da empresa de consultoria PwC, o mercado global de e-books deve crescer 10,9% ao ano até 2024, alcançando um faturamento de US$ 29,4 bilhões. Dentre as tendências do mercado editorial, a demanda por livros digitais deve ser um elemento significativo.
As tendências do mercado editorial brasileiro, neste ano e nos próximos, continuarão moldadas pelos hábitos e demandas do próprio público, porém algumas maneiras estratégicas de perpetuar e transformar o hábito da leitura raiz ganhou a atenção dos leitores antigos e recentes.
O livro mais vendido em 2022, 2023 e que se mantém no topo da lista dos mais vendidos em inúmeras plataformas no Brasil neste ano, comportou-se de maneira totalmente diferente. “Com a migração da leitura do livro físico, apostamos na melhor experiência imersiva que um livro digital pode ter. Não basta apenas ler o livro em um equipamento digital, mas também ter a possibilidade de se aprofundar na leitura e conteúdos sobre o livro na palma da mão. Porém, a Editora Vélos e a obra “Café com Deus pai” têm o seu ponto forte na produção e venda de livros físicos, mas para isso se fortalecer no mercado, tivemos muito estudo e estratégia para conquistar esse espaço”, conta Junior Rostirola, autor do livro.
Neste ano de 2024, somente o site oficial da obra registrou em 1 dia, mais de 8 mil pedidos, cada um com quantidades variadas da nova edição. Já a versão online chegou a apenas 4%.
Isso tudo porque a versão física desse livro vai além de páginas impressas. “Em uma aposta totalmente inovadora, nossa editora e toda a equipe trouxe a experiência sensorial para um livro na palma das mãos, o que o torna totalmente diferente de qualquer obra disposta nas prateleiras das livrarias do Brasil e do mundo”, acrescenta Junior.
Em um livro feito para ser lido todas as manhãs, antes, durante ou após o café da manhã, a experiência de tomar uma xícara de café se tornará mais instigante. “O cheiro de café ao abrir o livro é evaporado a cada passada de folha. Uma tecnologia exclusiva da nossa editora, que permite adicionar o cheiro escolhido às folhas e a capa do livro, para que o leitor sinta o cheirinho de café mesmo que não esteja ao lado de uma xícara bem quentinha”, continua o autor.
Junior também conta que a experiência que ele pretende proporcionar aos leitores vai além de tudo já encontrado no mercado editorial. “Convidamos o público a experimentar doses diárias de algo que ainda é pouco difundido através de páginas datadas de 1 de janeiro a 31 de dezembro, totalizando 365 dias de mensagens, momentos e conexão com Deus. E além dessa imersão espiritual, decidimos trazer a experiência sensorial do café às mãos dos leitores,” finaliza ele.
Site Oficial: cafecomdeuspai.com
Instagram Oficial:@cafecomdeuspai.oficial