Meia 92

quarta-feira, 24 de julho de 2024
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Turma da Mônica conta a história de Mogi das Cruzes em publicações para a rede municipal de ensino

unnamed (3)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, em uma parceria inédita com o Instituto Mauricio de Sousa, entregará aos alunos da rede municipal de ensino publicações que contam, por meio da Turma da Mônica, a história da cidade. Ao todo, são duas revistas em quadrinhos e um livro, que chegarão para os estudantes no segundo semestre do ano letivo.

“Mauricio de Sousa tem uma história com Mogi. Parte de sua vida foi aqui e, inclusive, alguns personagens da Turma da Mônica nasceram aqui. Nada mais justo do que contar a nossa história junto desse grande autor e desenhista. É um presente para nós!”, conta o prefeito Caio Cunha.

O livro “Um passeio por Mogi das Cruzes” conta a história a partir de uma excursão das crianças do bairro do Limoeiro a Mogi, que passa por lugares importantes da cidade, incluindo a Escola Municipal Coronel Almeida, local onde Mauricio de Sousa estudou. A história foi escrita por técnicos do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, editada com a linguagem da turminha, ilustrada e diagramada pela equipe editorial do estúdio Mauricio de Sousa.

“Todos os nossos alunos, independentemente da idade, conhecem a Turma da Mônica. Ter esses personagens em um livro que será entregue aos nossos estudantes torna o aprendizado em sala de aula mais significativo, e é a prova de que Mogi é realmente uma cidade leitora”, evidencia a secretária de Educação, Marilu Beranger. Os livros serão entregues aos alunos do Infantil III à EJA.

A história da primeira revista é contada por Chico Bento e tem como título “Mogi das Cruzes e suas Festas Culturais”. A publicação é dedicada a duas tradições mogianas: o Akimatsuri e a Festa do Divino. A segunda, intitulada “A história de Mogi das Cruzes”, é narrada pelo próprio Mauricio de Sousa e trata desde a criação do município até os dias atuais. As histórias foram escritas com apoio do historiador e secretário adjunto de Cultura, Glauco Ricciele.

“Nossa cidade é rica em história. São quase 464 anos de vivências que nos encantam todos os dias. Colocar um pouquinho disso tudo em histórias em quadrinhos da Turma da Mônica nos ajuda a encantar também nossas crianças e estudantes e torná-los apaixonados por Mogi, como nós aqui somos”, ressalta Ricciele.

As publicações chegarão às unidades escolares durante o recesso, junto de uma orientação de leitura com os alunos direcionada aos professores. Todos os exemplares estarão também nas bibliotecas/CEDICs das unidades escolares municipais.

Conteúdo Relacionado

Rolar para cima