Meia 92

quarta-feira, 24 de julho de 2024
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Mostra “Ar: Acervo Rotativo” chega ao Sesi Itapetininga, no interior de São Paulo

unnamed (1)

A exposição coletiva “Ar: Acervo Rotativo” segue em cartaz até o dia 11 de agosto de 2024 no Foyer do Teatro Sesi Itapetininga, no interior de São Paulo. Com organização e curadoria de Laerte Ramos, a mostra reúne 400 artistas visuais com obras medindo até 5 x 5 cm.

Posteriormente, a mostra segue em uma itinerância para as unidades do SESI Campinas Amoreiras (17/08-24/11/2024) e, por fim, São José do Rio Preto (30/11/2024 – 09/03/2025).

O projeto foi premiado pelo edital Proac Nº 13/2023 – Artes Visuais / Circulação de Exposição, sendo apresentado no MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (22/03 a 04/05/2024), no MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (11/2023 a 01/2024), no interior de São Paulo. Previamente, foi mostrado no Lux Espaço de Arte (16/09-14/10/2023), no Edifício Vera, no centro, e na Oficina Cultural Oswald de Andrade (28/10-19/11/2021), no Bom Retiro, ambas em São Paulo, com realização do Adelina Instituto.

O projeto segue somando artistas por onde passa e, em sua plataforma no Instagram [@acervorotativo], apresenta com transparência seu acervo público-independente em construção, e a possibilidade de conexão aos artistas via depoimentos em vídeo na plataforma do IGTV e seus perfis em redes sociais para contatos e pesquisas. O acervo tem obras de artistas do Brasil, assim como do Japão, Nova Zelândia, Bélgica, Uruguai e Argentina – possibilitando em breve parcerias com instituições culturais também no exterior.

“Reforçamos o compromisso que a instituição possui de fomentar o cenário cultural e artístico por meio do acesso do público a obras, ao processo criativo de artistas nacionais e internacionais, à reflexão e à experimentação. Para o Sesi-SP, é de extrema importância a formação de novos públicos em artes, a difusão e o acesso à cultura de forma gratuita. É por isso que desenvolvemos e realizamos projetos das mais diversas áreas e convidamos o público a entrar de cabeça no universo do conhecimento e da arte”, diz a Gerente de Cultura do Sesi-SP, Débora Viana.

Sobre o Ar: Acervo Rotativo
A missão do projeto é a formação de um acervo público-independente com obras de artistas visuais contemporâneos brasileiros e estrangeiros. Os artistas são instigados a sintetizar sua poética de trabalho nas dimensões 5x5cm ou até 5x5x5cm. Todas as obras em exibição física ou na plataforma on-line são doadas pelos próprios artistas ao “Ar: Acervo rotativo” e serão expostas em museus, centros de cultura e instituições culturais.

O pequeno formato pode ou não ser interpretado como um desafio dentro da poética e pesquisa do artista, mas trará consigo a preciosidade do gesto e sua essência. O “Ar – Acervo rotativo” visa criar este acervo através da participação dos artistas, para atuar como um agente em diversas regiões possibilitando um recorte significativo da produção nacional e internacional.

Conteúdo Relacionado

Rolar para cima