Meia 92

quarta-feira, 24 de julho de 2024
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Férias de julho no Museu da Energia de São Paulo tem oficinas de arte, visita sensorial e atividades para todos os públicos

oficina-Museu-da-Energia-de-Sao-Paulo

Movimentando as férias de julho, o Museu de Energia de São Paulo oferece atividades culturais, científicas e sensoriais gratuitas para o público, além de receber a comunidade local por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Educação e SESC (Serviço Social do Comércio).

A primeira oficina do mês, Bordando a Metrópole, acontece no dia 6 e une arte e fotografia. A primeira etapa da atividade consiste na visita à exposição do fotógrafo Gaensly sobre a cidade de São Paulo. Em seguida, os visitantes serão convidados a propor intervenções poéticas usando técnicas de bordado em postais que retratam a São Paulo de décadas anteriores. As fotos do passado são testemunhas da transformação da cidade na metrópole atual e servem de tema para criar as intervenções. Os materiais e orientações iniciais serão fornecidos pela equipe do Museu.

No dia 13, a Oficina de Encadernação Artesanal ensina ao público técnicas manuais de encadernação, reaproveitamento de papéis, criação e personalização de cadernos artesanais. Depois de prontos, os caderninhos podem se transformar em scrapbooks, diários de viagem, cancioneiros de poesias ou objeto de anotações.

A última oficina de julho, Fósseis de Argila, é no dia 20 e consiste em atividades práticas e teóricas para divulgar conhecimentos arqueológicos (estudo da humanidade) e paleontólogos (estudo dos vestígios das diversas formas de vida). A parte prática consiste na confecção de placas que registram materiais fósseis e as discussões giram a respeito da existência de dinossauros em São Paulo, formação e definição de fósseis.

No dia 27 acontece a Visita Sensorial, atividade multissensorial que propõe transportar o visitante ao final do século XIX e começo do século XX, período da chegada da energia elétrica. Por meio de estímulos à imaginação, os participantes vão imergir em sentimentos, emoções, sons, sabores e aromas do cotidiano da época. A atividade será conduzida pela equipe do Museu. Para essa atividade, há um limite máximo de 10 pessoas por sessão.

Os interessados em participar da visita e das oficinas devem realizar o cadastro prévio e gratuito no link Programação de Férias do Museu.

 

Parcerias com a Secretaria da Educação e SESC

Além das atividades abertas ao público, o Museu também receberá visitantes da comunidade local. De 10 a 19/07, o Museu da Energia de São Paulo participa do programa Recreio nas Férias e se transforma em espaço de visitação, aprendizado e lazer de alunos da rede pública de Ensino Infantil.

O Museu oferecerá visita mediada e atividade lúdico-pedagógica para os grupos agendados. O objetivo do programa é potencializar a educação integral e inclusiva, com atividades de desenvolvimento físico e cognitivo no período de recesso escolar, o que inclui refeições nutritivas para os alunos.

A ação é uma parceria entre o Museu e a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU). As atividades serão realizadas pela equipe do museu, mas o agendamento deverá ser realizado pelas escolas diretamente no COCEU (tel. 011 3111-8616 e e-mail smecoceu@sme.prefeitura.sp.gov.br).

Nos dias 10, 11, 12 e 19, os associados do SESC Bom Retiro poderão participar das oficinas de Construção de casinhas de abelhas e de Plantio de ervas aromáticas que serão sediadas no Museu.

Conteúdo Relacionado

Rolar para cima