Meia 92

quarta-feira, 24 de julho de 2024
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Como o giclée está democratizando o acesso à arte

efcd0a7d-243b-4498-8a5d-51ed40737a64

 

A busca por obras de arte acessíveis e de qualidade é um desafio constante, não só no Brasil como em outras partes do mundo. Há algum tempo com essa pauta em mente, a artista plástica Natalia Krüger adotou um meio de impressão que ainda não é muito comum no país, mas que poderá democratizar o acesso às artes visuais no Brasil: o giclée.

O giclée é um método de impressão de alta qualidade que utiliza micro jatos de tinta sobre papel de algodão, sendo uma das técnicas mais sofisticadas e atuais de fine art, o processo pode tornar mais acessível a arte para aqueles que buscam opções financeiramente mais viáveis.

O método, muito conhecido por sua precisão, permite a reprodução de obras com um excelente detalhamento, deixando idênticas às criações originais. No caso das pinturas de Natalia, cada peça é parte de uma edição numerada e assinada pela artista, acompanhada de certificados de autenticidade registrados em cartório.

Essa exclusividade é uma das grandes vantagens do giclée, reforçando o valor artístico e de mercado de cada obra. “A técnica torna possível que um número maior de pessoas tenha acesso a obras originais por um custo reduzido, facilitando a entrada no universo da arte”, explica a artista. “As impressões são feitas em tecido francês de algodão, garantindo alta qualidade e resistência. E a arte vai com um toque final meu: cada giclée leva pinceladas-surpresas, o que adiciona ainda mais singularidade e exclusividade à obra.”

O processo de giclée é considerado o ápice em termos de qualidade para impressão de artes gráficas na Europa há algum tempo. Ao proporcionar uma alternativa mais acessível financeiramente, sem abrir mão da qualidade, ele amplia significativamente o mercado de arte para mais pessoas.

“Nós precisamos ter obras acessíveis, e entendi que o giclée é uma ótima ferramenta para isso”, conclui Natalia. “É uma maneira de garantir que mais pessoas possam celebrar a arte.”

 

Sobre Natália Krüger

 

Natalia Krüger é uma artista plástica brasileira nascida em Guaratuba. Seu interesse pela arte começou na infância, quando ela tinha 12 anos e seu pai lhe apresentou tintas de pintura. Foi amor à primeira pincelada.

Graduou-se em empreendedorismo em gestão empresarial pela Universidade Federal do Paraná e completou a formação em design de moda. Em 2020, no começo da pandemia de COVID, passou a se dedicar integralmente à arte. Em 2023, expôs suas obras no Museu do Louvre, a convite da própria entidade.

O processo criativo de Natália é inspirado nas praias do litoral do Paraná. Motivada pela luz da “hora azul” – quando o sol está logo abaixo do horizonte e a luz assume uma tonalidade azulada – a artista é capaz de criar uma atmosfera suave e melancólica, capturando a serenidade desses momentos.

Conteúdo Relacionado

Rolar para cima