Meia 92

quarta-feira, 24 de julho de 2024
quarta-feira, 24 de julho de 2024

Banho Solidário Sampa chega à aldeia indígena no Pico do Jaraguá

Banho-solidario-2

O tradicional projeto Banho Solidário Sampa, apoiado há anos pela Lorenzetti, chega à aldeia indígena Tekoa Pyau, localizada no Pico do Jaraguá, zona oeste de São Paulo. A iniciativa cidadã ocorre no próximo domingo (07), entre 10h e 14h. O projeto visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo banho, kits de higiene, roupas, atendimento veterinário para os cachorros da aldeia, alimentação, além de atividades interativas para as crianças.

A ação deste domingo, ocorre em parceria com as ONGs Nutrindo Vidas e Reagentes de Transformação, que também atuam na dignificação de pessoas em situação de vulnerabilidade, em São Paulo e região.

Fundada em novembro de 2019, a ONG Banho Solidário Sampa começou as atividades durante a pandemia e registra mais de 3,7 mil banhos, 6,2 mil pessoas atendidas por meio das iniciativas, mais de 29 mil lanches distribuídos nas ações de banho, mais de 3,5 mil cortes de cabelo; 36 mil peças de roupas e calçados, 3 mil cobertores e 3,9 mil livros doados aos assistidos.

Para a execução do projeto social, o Banho Solidário desenvolveu e fabricou um VUC (Veículo Urbano de Carga) especialmente projetado para ser autossustentável e ecologicamente correto, utilizando energia elétrica gerada por placas solares e utilização de água limpa para os banhos. Após a atividade, o VUC retorna para a base operacional, onde a água pós-banho é descartada na rede de esgoto da Sabesp, recebendo a devida higiene com água, detergente e desinfetantes. Os boxes foram revestidos com polipropileno, que impede o acúmulo de água suja em cantos e frestas. Assim, toda a infraestrutura elétrica e hidráulica foi pensada para um banho confortável e quentinho. Um box especial foi pensado para ter acessibilidade e receber assistidos em cadeiras de rodas.

O projeto Banho Solidário é mantido a partir de campanhas de doação, seja a partir de doadores individuais ou empresariais. Como exemplo, a Lorenzetti realizou a doação de duchas, torneiras, aquecedores de água a gás, pressurizadores e painéis de iluminação em LED.

O movimento necessita de apoio para arrecadar roupas íntimas novas. As contribuições individuais vão desde itens para higiene até a ação “Adote um Banho”, em que doações a partir de R$ 40 garantem o banho de, pelo menos, quatro pessoas.

Conteúdo Relacionado

Rolar para cima