fbpx

Meia 92

sábado, 18 de maio de 2024

Turismo inteligente de Pindamonhangaba responde à crescente demanda de viajantes em 2024

pinda

 

Foto: Divulgação / app Turismo Pinda

Inovação e crescimento no horizonte: Pindamonhangaba lidera o caminho do turismo 4.0, respondendo à crescente demanda de viajantes com tecnologia e sustentabilidade.

À medida que o setor do turismo brasileiro se prepara para um ano de notável crescimento, Pindamonhangaba emerge como um farol de inovação e sustentabilidade, liderada por Danilo Velloso, Secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos em parceria com Alcemir Palma, Secretário de Cultura e Turismo e Ricardo Flores, Secretário Adjunto de Cultura e turismo. A cidade, carinhosamente apelidada de “Cidade Histórica e das Serras”, está implementando avanços tecnológicos significativos para atender à crescente demanda de viajantes que procuram experiências únicas e personalizadas.

Um Setor em Ascensão

A Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um crescimento robusto de 2,8% para o setor de turismo em 2024, em comparação ao ano anterior, e um impressionante aumento de 7,3% em relação a 2022. Esses números refletem uma tendência de recuperação e expansão no interesse por viagens dentro do país, impulsionada tanto pela melhoria das condições econômicas quanto pela sede de novas experiências por parte dos brasileiros.

Respondendo à Demanda com Inovação

O aumento do número de passageiros em voos domésticos, que viu um salto de 15% em 2023, alcançando 112,6 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pelo governo federal, coloca em evidência a necessidade de destinos turísticos inovadores e preparados para o futuro. A projeção do Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, de alcançar 140 milhões de passageiros nos próximos três anos, apenas reforça a importância de investimentos em tecnologia e infraestrutura turística.

Pindamonhangaba à Frente

Neste cenário de crescimento, Pindamonhangaba destaca-se por sua abordagem proativa e futurista. Com a implementação de Totens de Realidade Aumentada, um aplicativo dedicado ao turismo e experiências imersivas, a cidade não só se posiciona como um destino de vanguarda mas também responde de forma eficaz à demanda crescente por turismo de qualidade e tecnologicamente enriquecido.

O aplicativo “Novo Turismo Pinda”, disponível nas principais plataformas de aplicativos, e a instalação de totens de realidade aumentada em locais estratégicos, como o Palacete 10 de Julho e o Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, são exemplos concretos do compromisso da cidade com a inovação. Essas iniciativas, junto ao Wi-Fi gratuito e à acessibilidade ampliada, garantem que Pindamonhangaba não apenas atraia visitantes mas também ofereça uma experiência rica e memorável.

Um Convite ao Futuro do Turismo

“Inovamos na criação de uma plataforma que faz o turista ter uma experiência imersiva, a união do novo com a história, o virtual e o real. Essa disrupção que a gestão pública pode provocar na sociedade propõe novas formas de interagir com o legado, utilizando os recursos de forma inteligente”, afirma Danilo Velloso.

“O aplicativo é mais uma ferramenta fundamental para que todos possam acessar com rapidez o que o município pode oferecer aqueles que visitam ou que pretendem visitar nosso município”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.

Com essas palavras, Pindamonhangaba convida turistas de todo o país a descobrir uma cidade que é simultaneamente um refúgio histórico e um pólo de inovação tecnológica.

Para explorar tudo o que Pindamonhangaba tem a oferecer no universo do turismo inteligente e tecnológico, visite turismo܂pindamonhangaba܂sp܂gov܂br/. Em um ano promissor para o turismo nacional, a “Cidade Histórica e das Serras” está pronta para surpreender e encantar visitantes de todas as idades e interesses, consolidando seu lugar como um destino de referência no mapa turístico brasileiro.

Conteúdo Relacionado