fbpx

Meia 92

sábado, 13 de abril de 2024

Enchentes no Acre: rio alcança a segunda maior cota da história em Xapuri (AC)

unnamed

Boletim de Alerta Hidrológico, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil nesta quinta-feira (29), indica que o nível alcançou 16,43 m

O Rio Acre atingiu o segundo maior nível da história no município de Xapuri (AC). Segundo o Boletim de Alerta Hidrológico, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) nesta quinta-feira (29), a cota registrada foi de 16,43 m, e a tendência é de aumento nas próximas horas. Esta marca ultrapassou os 15,71 m registrados em 1979, ficando atrás apenas do recorde de 2015, quando o rio alcançou 18,24 m na cidade. Xapuri é um dos municípios que tiveram a situação de emergência declarada pelo governo federal devido às enchentes.

Nesse cenário, o SGB realiza monitoramento contínuo, como explicou o coordenador do Sistema de Alerta Hidrológico, Artur Matos: “O SGB tem acompanhado a situação e emitido boletins com previsões que auxiliam as defesas civis e os órgãos municipais nas atividades de prevenção e apoio às populações afetadas por inundações”.

A capital Rio Branco (AC) também registrou elevação dos níveis, atingindo a cota de 16,86 m, com previsão de ultrapassar os 17 m. Em 2023, a cidade registrou 17,77 m neste mesmo período, a segunda maior cheia da história. Em Assis Brasil (AC), houve recuo e o rio alcançou 5,71 m – dos municípios monitorados pelo SGB, este é o único onde o rio está abaixo da cota de inundação.

Na cidade de Brasiléia (AC), houve redução no nível do rio, que ficou na marca de 15,18 m, após alcançar uma máxima histórica. “O monitoramento já indica uma redução de nível do rio no município de Brasiléia de mais de 40 cm desde o pico que ocorreu na quarta-feira (28), no período da tarde. Foi uma cheia histórica com o maior nível já registrado na cidade desde o início do monitoramento em 1983, com a cota de aproximadamente 15,62 m – o valor exato ainda precisa ser aferido em campo”, explicou Artur Matos.

Boletim de Alerta Hidrológico

Os boletins de alerta hidrológico da Bacia do Rio Acre, gerados a partir da operação do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH), apresentam os níveis das estações de Assis Brasil, Brasiléia/Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco. Para Xapuri e Rio Branco, o SGB também gera previsões sobre os níveis que o rio deve atingir, possibilitando antecipar o cenário nessas cidades.

Para consultar os boletins, clique aqui .

Conteúdo Relacionado