fbpx

Meia 92

sábado, 13 de abril de 2024

Cuidado com a pele: o abre-alas do carnaval saudável

retrato-de-pessoa-se-divertindo-no-carnaval--1-

A criatividade permite tudo no carnaval: customizar a camiseta, personalizar o abadá, usar lantejoulas para um brilho a mais no cropped. Só não vale descuidar da pele. Antes de combinar a maquiagem com a fantasia, a recomendação é para que se observe a data de validade de batom, rímel, blush, glitter e outros produtos. Ao invés de realçar a beleza, cosméticos vencidos podem provocar alergias, irritações e até conjuntivite.

A saúde da pele é algo que se promove de dentro para fora. Por isso, a ingestão de água é essencial. A quantidade diária de líquido depende do peso corporal e das atividades de cada pessoa. “Precisamos beber, em média, 2 litros de água por dia”, indica a dermatologista Anelise Dutra. A hidratação adequada, lembra a especialista, revitaliza as células e as mucosas, livrando a pele da aparência de ressecamento e descamação.

Atrás do trio elétrico, ou simplesmente vendo os blocos passarem, é fundamental proteger a pele contra os nocivos raios UVA e UVB. “Antes da maquiagem, é recomendável aplicar filtro solar com FPS 30 ou mais em todo o corpo, pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol, repassando a cada 3 horas”, afirma o dermatologista Dário Rosa.

A possibilidade de queimaduras solares não se restringe ao rosto. Por isso, o especialista indica a aplicação de uma camada generosa de filtro solar nas orelhas, mãos e pés. “Muito importante é não esquecer o protetor labial, item de primeira necessidade nos cuidados com a pele.”

A dica cosmética é apostar em produtos BB cream, disponíveis para vários tons de pele, que agem como hidratantes e ainda preparam a pele para a make.

No momento da maquiagem, reforça Anelise Dutra, é preciso atenção aos itens que serão aplicados na pele. Produtos dermatologicamente testados devem sempre liderar a preferência. “Cosméticos com data de validade vencida, especialmente o glitter, usado com menos frequência, devem ser descartados”, afirma. “Colas e cílios postiços podem causar irritação nos olhos”, completa a dermatologista.

No carnaval, que coincide com o alto-verão brasileiro, a transpiração excessiva é inevitável. Outra dica de beleza é lançar mão de cílios, batom, base, sombra e delineadores à prova d’água, que contribuem para que a maquiagem dure mais tempo. Fixadores também são úteis e, se for preciso retocar a make, deve-se dar preferência a produtos multifunção, como batons que podem ser usados como blush e sombra. Lenços de papel e toalhinhas umedecidas são bons complementos no kit carnaval.

Depois da maratona de trios elétricos e blocos, nada melhor que o descanso. Os dermatologistas indicam hidratação, alimentação leve e uma rotina de cuidados com a pele. Anelise Dutra e Dário Rosa recomendam loções de limpeza para remover todo e qualquer resíduo de maquiagem, com a aplicação de hidratante logo após o banho. “O carnaval dura pouco, mas os cuidados com a pele antes, durante e depois da festa, devem ser permanentes em nome da boa saúde”, finaliza Dário Rosa.

Conteúdo Relacionado