fbpx

Meia 92

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Casa de Francisca amplia instalações e começa 2024 com novidades

c2

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a casa inaugura dois novos espaços do Palacete Teresa: Porão e Largo

Localizada na região central de São Paulo, na rua Quintino Bocaiúva, 22, 1º andar, no bairro da Sé, a queridinha casa de shows dos paulistanos, conhecida pela programação impecável de shows com grandes nomes da música se prepara agora para novos voos.

A Casa de Francisca, espaço sociocultural e gastronômico, cultiva desde 2006 curadoria voltada ao comprometimento artístico e a diversidade musical, tendo se mudado para o Palacete Teresa no ano de 2017.

Já passaram pelo palco da casa, nomes como Zeca Baleiro, Mestrinho, Tom Zé, Guinga, Siba, Metá Metá, Zé Renato, Dora Morelembaum, Anna Setton, Marina De La Riva, Assucena, Ná Ozzetti e Luiz Tatit e muitos outros.

Após a intensa mobilização coletiva para que a casa resistisse ao período difícil para a cultura com o advento da pandemia com mais de 1500 mantenedores apoiando o empreendimento mensalmente por um longo período, a Casa de Francisca segue firme e forte com uma média de 30 shows por mês, escolhidos a dedo, pela impecável curadoria.

A Casa de Francisca resiste, apesar de todas as adversidades e abandono da região central da capital, e traz agora a proposta de revitalização desse patrimônio icônico de São Paulo, que é o Palacete Teresa.

Voltado para o calçadão, na esquina do Largo da Misericórdia, o “Largo” surge com a proposta de ser um bar de discos, resgatando a tradição do vinil, tendência que vem se desenhando nos últimos anos, em um espaço que já foi ocupado pela Casa Bevilácqua, referência em instrumentos, acessórios e discos. O espaço trará além da programação musical gratuita nos finais de tarde, opções gastronômicas de comidas de rua e uma tradicional vitrine de acepipes.

A ideia é retomar a importância dos largos e espaços públicos, a exemplo do Largo da Misericórdia, conhecido nos anos 40 e 50, como a “Esquina Musical de São Paulo”, abrigando uma das principais rádios do país – a Record, a primeira loja de instrumentos da cidade – a Casa Bevilácqua e a editora de música Irmãos Vitale.

Já o “Porão”, o outro espaço da Casa de Francisca, será um espaço dedicado a apresentações musicais, festas e bailes com parte da programação gratuita e com pautas ligadas à cidade, arte, urbanismo e inclusão social.

O espaço voltará a ser interligado ao porão do palacete, agora restaurado e adaptado para receber um novo espaço de convivência que estará aberto também para uso recreativo, abrigando ainda o “Cine-Teatro” em formato de arena,   palco para debates e apresentações com conteúdo registrado pela rádio digital da Casa de Francisca.

Em 2023, a casa de espetáculos venceu em cinco categorias na edição especial “Melhor Casa de Shows de São Paulo”, feita pelo jornal e Guia da Folha de São Paulo,  para casas com capacidade até 500 pessoas: programação, custo-benefício, bar e comida, som e conforto.

Aos sábados e domingos, a Casa conta com o já tradicional Grand Bazar! que reúne uma combinação imbatível de almoço e música com apresentações cheias de energia, humor e celebração coletiva, misturando culturas, temperos e sotaques: música árabe e judaica, folclore e jazz-rock.

Na sexta, dia 9 de fevereiro, no esquenta para o carnaval, a Casa de Francisca conta em sua programação com o Baile à Fantasia, com a Espetacular Charanga do França, que está comemorando 10 anos e lançando seu sétimo algo, e promete um “Baile Espetacular”. No mesmo dia se apresenta também o DJ Alexandre Matias.

Fotos: Instagram @casadefrancisca

Serviço:

Casa de Francisca

Artes e Espetáculo

Rua Quintino Bocaiúva, 22, 1º andar, Sé – São Paulo

Fone: (11)  3052 0547

A casa aceita reservas

www.casadefrancisca.art.br

@casadefrancisca

 

Patrizia Corsetto é jornalista, radialista e psicanalista

e assina a coluna de cultura semanalmente

Conteúdo Relacionado