fbpx

Meia 92

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

A alimentação certa para esbanjar energia no Carnaval

mulher-sorridente-de-tiro-medio-comemorando

Nutricionista explica como deve ser a preparação para encarar a folia sem ressaca e com muita disposição

Carnaval é sinônimo de festa e agitação o dia inteiro: a rotina é quebrada e os excessos etílicos entram em cena. Aguentar a maratona de festas com disposição requer um preparo que deve começar semanas antes da festa.

O nutricionista funcional Diogo Cirico, responsável técnico da Growth Supplements, explica que esse preparo depende de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, rotina de exercícios físicos e sono adequado. A alimentação deve ser rica e variada, baseada em alimentos saudáveis, que garantem ao corpo todos os nutrientes. “Para manter o nível de energia, é preciso incluir nessa dieta os carboidratos (arroz, feijão, batata e massas), as proteínas (de origem animal e vegetal) e as gorduras presentes no azeite, abacate e oleaginosas (castanhas e nozes)”, completa.

O nutricionista funcional Diogo Cirico – Foto Divulgação

Para manter o nível de energia durante a folia, outros cuidados devem ser adotados, como manter-se hidratado, controlar o consumo de álcool e não negligenciar as refeições. Foliões frequentemente se perdem na euforia e esquecem de beber água e de comer. O foco deve ser em alimentos leves e práticos, como frutas secas ou frescas, sucos naturais, barrinhas de cereais e sanduíches com ingredientes saudáveis. Para quem está na praia, até um milho verde pode ser uma boa pedida”.

Apesar de tentadores, salgadinhos, frituras e alimentos ricos em gordura saturada e trans, como sorvetes e biscoitos recheados, devem ser evitados. Não abuse da quantidade. “O excesso de comida, mesmo que ela seja saudável, deixa nosso estômago pesado e isso tira nossa energia e disposição”, explica o especialista.

Contra ressaca
Para não deixar a ressaca estragar o dia seguinte, o segredo é manter o corpo hidratado, não beber com o estômago vazio e não abusar do consumo de calorias enquanto bebe. Para cada copo de bebida alcoólica consumido, tome um copo de água. Não sobrecarregue o aparelho digestivo com grande quantidade de alimentos ou com aqueles ricos em açúcar e gordura. Isso dificulta o trabalho do organismo, que já está sobrecarregado metabolizando o álcool, e agrava o mal-estar provocado pela ressaca”, completa.

Mas, se ainda assim, a ressaca der sinal no dia seguinte, o nutricionista recomenda reforçar a hidratação com água ou água de coco, consumir comidas de fácil digestão, repousar e lançar mão de chás de boldo, camomila, hortelã ou gengibre.

Detox pós-folia

Depois do Carnaval é preciso se livrar do excedente de peso no corpo e na consciência. Para isso, corte os excessos e volte a uma rotina saudável. “Não precisa recorrer a suplementos ou receitas milagrosas da internet. Consuma alimentos ricos em resveratrol (suco de uva, vinho tinto); quercetina (cebola, maçã, limão, brócolis); vitaminas B6 (milho, leite, morango, ovo, feijão); B9 (melão, maçã, feijões, soja); vitamina E e C (frutas cítricas e nas frutas oleaginosas); magnésio (abacate, nozes, leguminosas, chocolate) e zinco (carne bovina, frutos do mar, grãos integrais). Eles contribuem para a recuperação do organismo e auxiliam o fígado na eliminação de toxinas acumuladas durante os dias de festa”, completa.

Conteúdo Relacionado