fbpx

Meia 92

sábado, 13 de abril de 2024

5 dicas da Associação Brasileira do Sono para lidar com os pesadelos

boy in bed with his eyes open. the child is afraid of the dark. tormented by nightmares and terrible dreams in children

Estratégias que podem ajudar a ter uma noite de sono tranquila

Os pesadelos são sonhos intensos e perturbadores que podem causar medo, ansiedade e até mesmo acordar a pessoa durante a noite. Eles são comuns em crianças, mas também podem ocorrer em adultos. A neurologista e vice-presidente da Associação Brasileira do Sono, Dra. Márcia Assis, explica que existem várias causas possíveis para os pesadelos, incluindo estresse, ansiedade, traumas passados, medicamentos, distúrbios do sono, febre e consumo de álcool ou drogas. “Certos alimentos como a cafeína e comidas picantes podem desencadeá-los”, acrescenta a especialista.
Para lidar com os pesadelos, Dra. Márcia listou algumas estratégias que podem ajudar:
1. Crie um ambiente propício ao sono: certifique-se de ter um ambiente tranquilo, escuro e confortável para dormir. Evite estímulos como televisão, computador ou telefone celular antes de dormir.
2. Estabeleça uma rotina de sono regular: tenha uma rotina consistente de sono, indo para a cama e acordando nos mesmos horários todos os dias. Isso pode ajudar a regular o sono e reduzir a ocorrência de pesadelos.
3. Gerencie o estresse: encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse, como exercícios físicos, meditação, técnicas de relaxamento ou terapia. O estresse pode contribuir para pesadelos recorrentes.
4. Evite alimentos e substâncias desencadeantes: cafeína, álcool e comidas picantes são os principais. Evite-os, especialmente antes de dormir.
5. Busque ajuda profissional: se os pesadelos persistirem e estiverem afetando significativamente a sua qualidade de vida, é recomendado buscar ajuda de um profissional de saúde, como um médico ou um psicólogo. Eles avaliarão e tratarão a causa subjacente.
Lembrando que uma estratégia que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. É importante encontrar as estratégias que melhor se adequem a cada um!

Sobre a Associação Brasileira do Sono

https://www.instagram.com/absono/ 

Fundada em Agosto de 1985 com o nome Sociedade Brasileira do Sono, a instituição congrega todos os profissionais brasileiros que estudam sono, incluindo desde áreas experimentais básicas, Biólogos, Técnicos de Polissonografia, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Odontologistas e Médicos. A associação é fundamentalmente desde sua origem multidisciplinar e a lista de especialistas que participam da sociedade não para de crescer.

Com o passar dos anos a sociedade se adaptou aos desafios e, desde 2005, passou a se chamar Associação Brasileira do Sono (ABS). Agrega também sob o mesmo teto e com direção compartilhada as sociedades co-irmãs: Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS) e Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), ambas criadas para atender necessidades específicas de dentistas e médicos.

A ABS é reconhecida mundialmente. A associação promove inúmeras atividades, incluindo cursos, reuniões com a sociedade civil e com os gestores de políticas públicas, além de promover diálogo constante com a sociedade sobre os mais diversos temas relacionados ao sono. A Associação Brasileira do Sono é responsável também pelo periódico científico Sleep Science, revista publicada em inglês com reconhecimento mundial, recebendo artigos científicos originais de todas as partes do planeta.

As regionais do sono estão presentes em 22 estados do Brasil.

 

Conteúdo Relacionado