fbpx

Meia 92

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Santos FC e ACNUR promovem campanha para a inclusão de refugiadas afegãs no Brasil

Captura de tela 2023-08-25 223406

Lançada nesta semana, campanha “Em uma nova direção” reforça a necessidade de proteção internacional de pessoas refugiadas afegãs no Brasil por meio de histórias e relatos emocionantes de quem foi forçado a deixar suas casas

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Santos FC estarão unidos mais uma vez em uma ação Muito Além do Futebol. Na partida de domingo (27) entre Santos FC e Corinthians, na Vila Belmiro, às 10h30, pela partida de ida das semifinais do Campeonato Brasileiro Feminino, as Sereias da Vila entrarão em campo com seus nomes escritos em Dari, um dos idiomas oficiais do Afeganistão, traduzido por mulheres afegãs que chegaram no Brasil com vistos humanitários, em busca de proteção internacional e meios de integração na sociedade.

A ação integra a campanha “Em uma nova direção”, que reflete a necessária mudança de direção na vida das pessoas do Afeganistão para que possam continuar a escrever suas histórias, desta vez no Brasil.

De acordo com os dados do ACNUR, mais de 6 mil pessoas refugiadas do Afeganistão chegaram ao Brasil desde janeiro de 2022, sendo que mais de 12 mil vistos já foram autorizados pelo governo brasileiro para que as pessoas afegãs possam chegar ao país.

“As pessoas refugiadas do Afeganistão foram forçadas a deixar suas casas em razão de perseguição, requerendo ajuda internacional para que estejam protegidas e tenham seus direitos preservados. O Brasil é um dos poucos países que brinda essa oportunidade por meio do visto humanitário e o ACNUR atua com diferentes parceiros dos setores público, privado e da sociedade civil para prover abrigamento emergencial, alimentação, aulas de português, acesso à informação e ajuda financeira para apoiar a autonomia e integração dessa população”, disse Davide Torzilli, representante do ACNUR no Brasil.

Santos FC e ACNUR tem parceria desde 2020, com o objetivo de criar e consolidar mecanismos de integração local das pessoas refugiadas no Brasil.

“A longa união com o ACNUR mostra quanto é importante o compromisso do Clube em promover ações através do nosso programa de responsabilidade social. Estamos felizes em estar lado ao lado com a Agência da ONU para Refugiados, e em um momento mundial que tantas pessoas necessitam de acolhida, que precisam de humanidade”, ressaltou Andres Rueda, presidente do Santos FC.

Qualquer pessoa pode participar da campanha “Em uma nova direção”, mandando uma mensagem de apoio para as pessoas refugiadas por meio do link específico da campanha. As mensagens recebidas serão direcionadas às pessoas afegãs que vivem nos 13 diferentes abrigos localizados no estado de São Paulo que acolhem essa população.

Em cada um dos abrigos, as brincadeiras e as práticas esportivas são elementos que facilitam a convivência entre as pessoas e as fazem esquecer, mesmo momentaneamente, o fato de terem tido que se deslocar de forma forçada de seu país. Por meio do esporte, o ACNUR desenvolve projetos e ações que possibilitam elevar a autoestima das pessoas refugiadas, traçar novas relações sociais e facilitar a convivência pacífica entre as pessoas refugiadas e a comunidade de acolhida, sendo uma importante ferramenta do processo de integração à nova sociedade.

Histórias como as de Aziza, uma jovem refugiada afegã de 26 anos que teve que deixar a universidade no último semestre, revelam o potencial que as pessoas refugiadas têm para contribuir com o desenvolvimento dos países de acolhida, desde que oportunidades lhes sejam propiciadas.

 

Agenda

Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino

Fase semifinal: Santos x Corinthians

Local: Vila Belmiro, Santos

Data e horário: 27/08, 10h30

Transmissão: Rede Globo

Conteúdo Relacionado