fbpx

Meia 92

sábado, 2 de março de 2024

Prefeitura de SP oferece curso gratuito de empreendedorismo para artesãos

Design sem nome

O Programa Mãos e Mentes Paulistanas está com inscrições abertas para a nova turma do curso de qualificação empreendedora para artesãos e manualistas. São 850 vagas para a formação, que dura seis semanas, de 21 de agosto a 01 de outubro.

A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo e atua no desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da cidade, promovendo ações de comercialização e cursos de qualificação empreendedora aos manualistas e artesãos paulistanos.

“São Paulo tem centenas de produtores artesanais, seja de acessórios, bijuterias, joias, itens de vestuário, de decoração, cosméticos, aromáticos e muito mais. Geralmente, são negócios pequenos e familiares. O Mãos e Mentes e seu curso surgiram para impulsionar e dar apoio a estes manualistas e artistas empreendedores, para que cada vez mais pessoas possam viver dessa fonte de renda”, comenta a secretária municipal responsável pelo programa, Aline Cardoso.

Gratuito e on-line, o curso oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal. Artesãos e manualistas de toda a Capital podem participar. As inscrições estão disponíveis até 19 de agosto pelo link.

Durante a formação, o participante vai aprender a definir metas e objetivos, a organizar o setor financeiro e a produção artesanal, a comercializar em mais de 15 canais de venda (offline e on-line), a estabelecer parcerias e a colocar preço em produtos artesanais.

O conteúdo é dividido em temas como controle administrativo, remuneração, vendas, relacionamento com o cliente, fotografia de produtos, planejamento de coleção e saúde no trabalho.

São 30 horas de aulas disponibilizadas em plataforma digital, com o acompanhamento de monitoria especializada que vai facilitar a interação e o uso da tecnologia, mesmo para aqueles que não estão familiarizados com ferramentas virtuais, além de revisar e tirar dúvidas sobre o conteúdo.

Com aulas gravadas, o curso poderá ser feito em qualquer dia e horário da semana, durante o período de participação que vai de 21 de agosto a 01 de outubro. A formação também oferecerá formações online ao vivo, com o objetivo de complementar o conteúdo, tirar dúvidas e promover a interação dos participantes.

Após a qualificação, o artesão ou manualista paulistano estará apto a participar dos pontos oficiais de venda do Programa Mãos e Mentes Paulistanas, localizados em pontos estratégicos e movimentados da cidade, como os pontos fixos de venda localizados no Mercadão das Flores e nos shoppings Center 3, Center Norte e Metrô Itaquera. Para isso, também é necessário que ele realize o credenciamento no Programa. Trabalhadores manuais que ainda não estão credenciados podem fazer o cadastro para credenciamento neste link.

Inscrições para pontos fixos

O programa Mãos e Mentes Paulistanas também está com inscrições abertas para os quiosques dos shoppings Center Norte, neste link, e para o Metrô Itaquera, neste link. Os interessados podem se inscrever de até 31 de agosto.

Para se inscrever é necessário estar credenciado no Programa Mãos e Mentes Paulistanas e ter concluído ou estar cursando a qualificação empreendedora do Programa com mais de 70% do curso.

Outras exigências de participação são ter disponibilidade de trabalho voluntário presencial em escalas semanais pré-definidas e possuir CNPJ ativo em nome próprio ou no quadro societário (CNPJ de terceiros não será permitido). 

 

Serviço

Qualificação empreendedora – Programa Mãos e Mentes Paulistanas

Período de inscrições: de 14 a 19 de agosto de 2023, pelo link.

Período de aulas: de 21 de agosto de 2023 a 01 de outubro de 2023

Conteúdo Relacionado