fbpx

Meia 92

sábado, 2 de março de 2024

Mauricio de Sousa participa da cerimônia de abertura da Bienal do Rio de Janeiro

unnamed (12)

Pai da Turma da Mônica também fará fotos e sessão de autógrafos com o público

O desenhista Mauricio de Sousa fará parte da programação de abertura da Bienal do Livro Rio 2023, que será realizada no Riocentro (RJ), de 1 a 10 de setembro, a partir das 14 horas. No primeiro dia do evento, 1º de setembro, ele participará da festa de aniversário da Mônica, momento que o público será convidado a cantar parabéns para ela; estará presente na mesa de abertura da Bienal para celebrar os 40 anos do evento, junto com autores que fizeram parte dessa história; e ainda na sessão de fotos, após a mesa. Além disso, também fará sessão de autógrafos, em alguns horários, nos dias 2 e 3 de setembro.

A Mauricio de Sousa Produções (MSP), maior produtora de conteúdo infantil do País, estará representada por 14 editoras parceiras – Boa Nova Livros Espíritas, Ciranda Cultural, Cortez Editora, Ediouro, Editora Ave-maria, Editora Melhoramentos, Estrela Cultural, Faro Editorial, Girassol Edições, Grupo Editorial Record, Harpercollins Brasil, Lion Editora, Online Editora e Panini.

Dentre os títulos que serão lançados, estão “Corpo Humano e Dinossauros para colorir”, da Girassol Edições; “Biblioteca Mauricio de Sousa – Cebolinha”, da Panini; “Turma da Mônica – Vamos aprender o ABC”, “Turma da Mônica – Amigos do bairro do Limoeiro”, “Turma da Mônica – O Campeonato”, “Turma da Mônica – Quando Maria Cebolinha chegou”, “Turma da Mônica – Radar, o cão que também é guia” e “Turma da Mônica – Reciclagem: uma brincadeira sustentável”, da Ciranda Cultural; entre outros.

Durante a feira, a MSP terá espaços instagramáveis para os visitantes fazerem fotos e vídeos e compartilhar suas experiências em suas redes sociais. Entre eles, terá uma Parede de Recados da Panini para que o visitante possa deixar sua mensagem de aniversário para a Mônica, em comemoração aos seus 60 anos. Bonecos de fibra, além do Coelhadas Gigantes (Coelhão de 11,5 metros que está viajando pelo Brasil), também farão parte das ações da MSP durante a Bienal.

E como atividade especial, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro escolherá seis escolas para receberem tiras em comemoração aos 60 anos da Mônica. Cada escola irá colorir uma década da personagem que estará representada em 10 tiras, e todas elas ficarão expostas no evento. Ao todo serão 60 tirinhas!

Como forma de gerar interação, será realizado sampling de orelhinha dentro do stand da Panini, junto aos marca-páginas comemorativos. Serão 5.000 orelhinhas do Sansão para os fãs marcarem a Panini nas suas redes sociais no Instagram da Turminha, e mais 5.000 marca-páginas de presente para os fãs na compra de qualquer título da Mauricio de Sousa.

PROGRAMAÇÃO COM MAURICIO DE SOUSA:

Dia 01/09 – Sexta-feira

14h – Atividade Infantil: Participação do Mauricio de Sousa na Festa de Aniversário da Mônica, momento que o público será convidado a cantar parabéns para ela. (Pavilhão Laranja)

15h30 – Participação dos Personagens Mônica e Cebolinha no estande da Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro

16h – Palavra-Chave: Participação do Mauricio de Sousa na Mesa de abertura da Bienal para celebrar os 40 anos do evento com autores que fizeram parte dessa história. – 40 anos de Bienal – Uma celebração: Ruy Castro, Thalita Rebouças, Mauricio de Sousa, Ana Maria Machado, com mediação de Clara Alves (Pavilhão Azul)

17h30 – Sessão de fotos após Mesa – local: Praça de Autógrafos ao lado do Palavra-Chave (Pavilhão Azul).

17h30 – Participação dos Personagens Mônica e Cebolinha na Ed. Girassol

 

 Dia 02/09 – Sábado

11h – Bate-papo: Jefferson Costa e Rafael Calça (Panini) – A TRANSFORMAÇÃO DO JEREMIAS NA TURMA DA MÔNICA – com Jefferson Costa, Rafael Calça e Sidney Gusman. Como as Graphics MSP do personagem discutiram racismo, ancestralidade e igualdade, e ajudaram no aumento da representatividade nos gibis da empresa. Mediadora: Milene Enevoada – Local: Pavilhão 4 – Verde – Estação Plural – Títulos envolvidos: Graphics Novel Jeremias Estrela, Jeremias Pele e Jeremias Alma.

14h – Sessão de autógrafos: Jefferson Costa e Rafael Calça (Panini)

14h30 – Participação dos Personagens Mônica e Cebolinha na Ed. Girassol

15h – Gustavo Borges:  atividade com storytelling da sua Graphic Cebolinha Recuperação

15h – Páginas na Tela: Mauricio de Sousa, Daniel Rezende e Rodrigo Paiva – (Pavilhão Verde)

16h – Sessão de autógrafos: Jefferson Costa e Rafael Calça (Panini)

17h – Sessão de autógrafos: Guilherme Sousa, com o recém-lançado Xaveco Vitória (Panini)

18h – Sessão de autógrafos: Gustavo Borges, autor de Cebolinha Recuperação (Panini).

 

Dia 03/09 – Domingo

11h – Ediouro – Sou um Rio – Sessão de autógrafos com Mauricio de Sousa – 50 senhas – com a presença dos personagens Mônica e Cebolinha no estande da Editora

15h – Participação dos Personagens Mônica e Cebolinha na Ed. Girassol

16h – Ed. Panini – Lançamento – Biblioteca Mauricio de Sousa – Cebolinha – Sessão de autógrafos – Local: Estande Editora Panini

 

Bienal do Livro Rio 40 anos

Presente na memória afetiva de milhares de pessoas, a Bienal do Livro Rio completa 40 anos com uma edição comemorativa que traz as mais relevantes discussões contemporâneas, acompanhando as mudanças do mundo. Este ano, o maior festival de literatura, cultura e entretenimento vai oferecer ao público experiências que vão além do livro, em palcos inéditos e com bastante interação com o público, unido por uma paixão em comum: contar e ouvir histórias. Realizada pela GL events Exhibitions em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Bienal vai reunir, este ano, mais de 300 autores em 80 encontros com os leitores, com cerca de 300 editoras do país inteiro. Serão mais de 200 horas de programação para toda a família.

 

Mônica60

Para celebrar um marco na história da Mauricio de Sousa Produções e da cultura pop nacional, foram preparadas diversas ações em comemoração ao aniversário de 60 anos da personagem Mônica, criada em março de 1963 e que, desde então, se tornou um ícone no País. Onipresente em todos os segmentos da empresa, Mônica estará representada em artes, moda, produtos, eventos presenciais, musical, espaços temáticos, publicações especiais e conteúdos audiovisuais. As ativações terão calendário de comemorações até 2024 e serão realizadas em todo o Brasil para que nenhum fã do bairro do Limoeiro fique de fora dessa grande festa.

Conteúdo Relacionado