fbpx

Meia 92

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Mateus Solano e Paula Braun abrem as portas de sua morada para Casa Vogue

Mateus-Solano1310-CREDITO-Deco-Cury (2)

No alto do bairro do Joá, de frente para o mar da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, uma casa se esparrama pela encosta em diferentes níveis, enquanto a paisagem adentra por todos os lados, emoldurada em painéis deslizantes que deixam a brisa litorânea fluir livremente. Há uma década, esse é o endereço da residência dos atores Mateus Solano e Paula Braun, destaque em Casa Vogue deste mês.

A decisão de trocar apartamento por casa surgiu do desejo de ter uma vida mais conectada à natureza, principalmente por causa dos filhos de 12 e 8 anos.  “Precisávamos de um chão de terra para pisar descalços”, conta Paula, que viveu a infância no interior de Santa Catarina. Mateus, que abraçou a causa ambientalista desde que virou pai, almejava colocar em prática o estilo de vida mais sustentável que defendia como pessoa pública. “O dia a dia da família precisava dialogar com a conscientização que eu tanto prego e em que acredito. E a mudança seria um passo fundamental para envolver as crianças”, diz o ator.

O projeto original da década de 1970, assinado pelo arquiteto Guilherme Scheliga, encantou Mateus e Paula especialmente por causa do último piso, que se abre para um gramado. As alterações, portanto, foram pontuais: a primeira, logo após a compra, incluiu um sistema de captação de água da chuva – utilizada para molhar o jardim e lavar os dois carros de modelo híbrido –, além da instalação de painéis solares e uma composteira.

Ao caminhar pela residência, Paula e Mateus apontam móveis antigos reaproveitados, herdados do ex-proprietário. Essa preocupação com o reúso, inclusive, é uma constante na família, que busca praticar um consumo consciente. “Tudo aqui envelhece naturalmente e preserva as marcas do tempo”, conclui Mateus.

Confirma a matéria completa na edição de agosto de Casa Vogue, disponível nas bancas de todo o país e em formato digital.

Conteúdo Relacionado