fbpx

Meia 92

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Entenda como o planejamento tributário pode ajudar a salvar sua empresa

Hands of female entrepreneur working with bills and documents

Ter um melhor fluxo de caixa e reduzir a tributação em uma empresa é possível com um planejamento tributário eficiente. Os altos valores de impostos são constantemente apontados por empresários como fator dificultador do empreendedorismo no Brasil. Porém, é possível encontrar formas de enfrentar essa questão.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de uma gestão eficiente. Conforme o advogado Sandro Wainstein, especialista em direito tributário, “o planejamento tributário é parte essencial nesta gestão. Ele pode trazer diversos benefícios para uma empresa e ajudar a salvar as  finanças”.

Entre esses benefícios está a redução da carga tributária, pois o planejamento tributário permite identificar oportunidades legais para reduzir os impostos pagos pela empresa. Wainstein explica que “isso pode ser feito por meio da escolha do regime tributário mais adequado, da utilização de benefícios fiscais específicos para determinadas atividades ou setores, da identificação de despesas dedutíveis e da estruturação de transações de forma a minimizar a incidência de impostos”.

Assim, ao reduzir a carga tributária, a empresa pode aumentar sua margem de lucro, tendo uma parcela menor de suas receitas destinada ao pagamento de impostos. Esse dinheiro economizado pode ser reinvestido na empresa, utilizado para expandir operações, adquirir novos equipamentos, contratar mais funcionários ou fortalecer o capital de giro.

Além disso, esse processo traz como consequência o aumento da competitividade no mercado e a melhora do fluxo de caixa. Profissionais qualificados, como contadores e consultores especializados em tributação são os indicados para auxiliar em um planejamento tributário.

Conteúdo Relacionado