fbpx

Meia 92

sexta-feira, 1 de março de 2024

Dia da Nutricionista: entenda o papel do profissional no cuidado com a saúde por meio da alimentação equilibrada

jasmin-schreiber-V2Kw-YC7Cls-unsplash

No dia 31 de agosto é celebrado o Dia do Nutricionista. A data é uma homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 1949, e também uma oportunidade para reforçar a importância desse profissional no cuidado com a saúde, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida.

Os benefícios de ter orientação especializada vão muito além de um corpo bonito e definido, já que o profissional pode ajudar quem precisa manter um estilo de vida mais saudável que, no futuro, vai proporcionar mais qualidade de vida, além de nortear as escolhas alimentares com a intenção de prevenir doenças crônicas que podem colocar em risco o funcionamento do organismo.

“O nosso papel é trabalhar ativamente para entender as necessidades nutricionais de cada pessoa, levando em consideração seus hábitos alimentares, estilo de vida, condições de saúde e metas pessoais. Com base nesta análise completa, é possível desenvolver um plano completo de refeições pensadas para melhorar alguma condição de saúde ou física. Gosto de comentar que a nutrição vai além da idade, ela pode começar na infância e ser carregada até a maturidade, sem deixar de excluir alguns momentos importantes como a gravidez de uma mulher, por exemplo”, explica Alessandra Feltre, nutricionista da Puravida.

A especialista também explica o papel da sua profissão na prevenção de uma série de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, e doenças cardiovasculares. “A nutrição vai muito além de prescrever uma dieta para emagrecer ou ganhar massa magra. Ela é fundamental para tratar algumas desordens alimentares, como anorexia e bulimia, fornecendo uma abordagem terapêutica que envolve tanto a alimentação quanto o aspecto psicológico”, alerta Alessandra.

Outra área de grande relevância é a nutrição infantil, onde esses profissionais ajudam a estabelecer bons hábitos alimentares desde cedo, promovendo o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças, além de prevenir a obesidade infantil e outros problemas relacionados à alimentação.

Além do atendimento em consultório, o profissional também pode trabalhar atuando junto das empresas como consultor contratado para identificar e dar suporte diagnóstico referente a um produto, emitindo um relatório que aponta as melhorias e mudanças que forem necessárias. Um exemplo é a Puravida que trabalha com formulação e comercialização de suplementos alimentares. Atualmente, a empresa conta com 4 profissionais à frente do departamento de nutrição que dão suporte na formulação e treinamento para parceiros comerciais. Além disso, a equipe se divide para produzir conteúdo informativo, além de esclarecer dúvidas dos clientes acerca dos mais de 200 suplementos, vitaminas e  minerais disponíveis para compra.

Conteúdo Relacionado